Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 17 de Julho de 2011 às 22:16

    Imprimir


A um mês do início da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, Barretos (423 km de SP) está adotando um pacote de segurança que inclui a instalação de câmeras nas principais vias da cidade e um toque de recolher para menores de 16 anos.

Em fase de implantação, as propostas devem ser colocadas à prova pelos cerca de um milhão de visitantes do evento, o maior do gênero na América Latina.

Com o monitoramento das ruas, a prefeitura pretende reduzir ações de vandalismo e a criminalidade no município, inclusive durante a festa.

Em 2010, foram 348 furtos no mês do evento, ante a média de 191,9 dos outros meses.

Dez câmeras estão sendo instaladas em vias estratégicas como a avenida 43, o principal ponto de encontro dos turistas na área urbana.

Outras 53 serão posicionadas em prédios públicos no lugar de vigias terceirizados.

O chefe de departamento de serviços gerais da prefeitura, Otávio Ferraz, diz que o objetivo é reduzir custos.

O capitão da Polícia Militar de Barretos, Valdeci Silva Junior, disse que a PM e a prefeitura estudam sincronizar o monitoramento com o telefone de emergência (190).

Já a restrição da circulação dos adolescentes desacompanhados dos pais entre as 23h e as 5h é considerada uma medida "protetora", que deverá ser seguida também pelos visitantes.

É o que diz o vereador Aparecido Cipriano (PTB), autor do projeto, que já foi sancionado. "Não acredito que a medida possa prejudicar a Festa do Peão."

Os termos de aplicação da proibição serão discutidos por representantes do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar e do Conselho Tutelar, segundo a diretora de Assistência Social do município, Luiza Helena Rossi.

A medida passou a vigorar oficialmente no último dia 7, mas só deve funcionar na prática dentro de duas semanas. A Festa do Peão começa em 18 de agosto.

PÚBLICO

O pacote de medidas restritivas tem dividido opiniões em Barretos. Para Marcelo Murta, consultor de estratégia e marketing de Os Independentes, que organiza a Festa do Peão, o pacote não deve afugentar o público.

"Vai estimular a vinda de famílias e espantar a bandidagem", afirmou.

Já o presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Barretos), André Peroni, disse ser contrário ao toque de recolher. "Cada família tem que cuidar dos seus adolescentes, isso não compete ao município."

Para Lenir Costa Alves, 51, que aluga casas na época da festa, as mudanças devem afastar os turistas. "A prefeitura deveria estimular a vinda, e não criar artifícios para que as pessoas se sintam vigiadas e controladas."






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83261/visualizar/