Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Julho de 2011 às 15:12

    Imprimir


A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) começou neste domingo formalmente o processo de transferir a segurança às autoridades do Afeganistão. A primeira província escolhida foi a de Bamyan, no centro do país, após uma cerimônia discreta realizada na capital.

A cerimônia contou com a presença do principal responsável da missão da Otan no Afeganistão, o general americano David Petraeus, e os titulares afegãos de Interior, Mohammad Farooq Wardak, e de Defesa, Mohammed Rahim Wardak.

Os ministros viajaram para Bamiyan, um dos locais mais pacíficos do Afeganistão, para uma cerimônia que não foi anunciada com antecipação, não foi transmitida ao vivo na TV e para qual apenas alguns órgão de imprensa foram convidados.

"As forças de segurança afegãs realizaram neste domingo uma homenagem aos militares do contingente internacional pelos serviços dos últimos dez anos ao povo do Afeganistão e ao país assolado pela guerra", explicou o porta-voz afegão de Interior, Sediq Sediqi.

Os 20 soldados de Cingapura e os cerca de 200 neozelandeses presentes em Bamyan serão os primeiros militares estrangeiros a mudar suas funções e ceder toda a responsabilidade sobre a segurança ao Exército e à Polícia afegãos.

Na próxima semana, serão transferidas as competências também em outras cinco regiões: na província de Panjshir (leste) e as cidades de Mihtarlam (este), Lashkar Gah (sul), Herat (oeste) e Mazar-i Sharif (norte).

A Otan vai transferir a segurança para as forças afegãs em um processo gradual, que só deve ser completado no final de 2014. Fontes das forças de segurança temem uma onda de violência em algumas das setes áreas escolhidas para esta primeira fase de transição.

O presidente afegão, Hamid Karzai, se comprometeu em março de que as forças afegãs assumiriam o controle de sete áreas durante o mês de julho, em paralelo com o início da saída do Afeganistão das tropas dos Estados Unidos.

Só falta determinar quando será feita a transferência da sétima dessas zonas, a estratégica província de Cabul.

"Com certeza será feita no final desta primeira fase de cessão de competências, mas o Governo ainda não tomou uma decisão definitiva sobre a província da capital", precisou o porta-voz de Interior.

O início da transferência em matéria de segurança ocorre dias depois que, na quarta-feira passada, começassem a sair do país os primeiros 650 soldados americanos, pertencentes a dois regimentos próximos a Cabul.

Os Estados Unidos preveem retirar neste ano 10 mil soldados e 23 mil mais até de setembro de 2012, enquanto os cerca de 70 mil restantes deixarão o país entre 2013 e 2014.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83292/visualizar/