Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 14 de Julho de 2011 às 22:09
Por: Débora Rocha

    Imprimir


Nem todo mundo sabe, mas existem alguns alimentos capazes de reduzir o risco de doenças.

Conhecidos como alimentos funcionais, eles melhoram o metabolismo, previnem problemas de saúde e podem ser  encontrados na natureza. A abóbora, a cenoura e o espinafre, por exemplo, possuem betacaroteno, que  ajuda a diminuir o risco de câncer. O tomate e o pimentão têm licopeno, um grande aliado no combate à  diminuição do risco de câncer de próstata. Já para ajudar as mulheres a atenuar o desequilíbrio hormonal que favorece o aparecimento de doenças ósseas, a melhor dica é apostar nas isoflavonas, encontradas na soja. É o que explica a nutricionista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Alessandra Pereira:

"As isoflavonas têm uma ação parecida com os estrogênios. A mulher na menopausa, período em que os níveis deste hormônio estão mais baixos, está mais propensa ao surgimento da osteoporose. Portanto, seu consumo tem uma ação preventiva para  esta doença”, ensina Alessandra. 

Atualmente existem alimentos funcionais também na indústria, como o leite fermentado, biscoitos vitaminados e cereais ricos em fibras. A nutricionista explica que a Anvisa exige que esses produtos apresentem provas científicas da eficiência descrita na embalagem antes de entrarem no mercado:
"Isso é uma garantia para o consumidor. Ele tem que saber o que está comprando para poder avaliar a quantidade das substâncias e dos nutrientes. Podemos observar que os rótulos estão cada vez mais poluídos, repletos de informações. E isso tudo é proposital para atrair mesmo o consumidor”, define.

A nutricionista Alessandra Pereira explica ainda que o consumidor deve ficar atento aos reais benefícios dos alimentos funcionais industrializados, já que a maioria desses itens possui substâncias como corantes e conservantes prejudiciais à saúde.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83613/visualizar/