Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Julho de 2011 às 23:34

    Imprimir


Teve cara de congresso de urbanismo o debate entre David Byrne e Eduardo Vasconcellos, na mesa ocorrida ao meio dia deste domingo (10), na Flip.

Byrne, fundador da banda Talking Heads nos anos 1970, veio a Paraty para falar de seu livro "Diário de Bicicletas", sobre sua atual faceta cicloativista.

Debateu com Vasconcellos, sociólogo e engenheiro, autor de quatro livros sobre trânsito, dentre os quais "Circular é Preciso, Viver não é Preciso: a História do Trânsito na Cidade de São Paulo".

O músico mostrou, em um telão, projetos urbanos dos arquitetos Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, ambos imaginando cidades de prédios altos e espaçados, ligados por ruas, sem vida nas calçadas, em que o protagonista é o carro.

Depois, exemplificou como as ideias, de alguma forma, sobreviveram em cidades americanas como Cleveland, Houston e Austin. Apontando para uma foto tirada em Houston, ao meio dia, em que não se vê ninguém na rua em um bairro central, comentou: "As únicas pessoas que encontrei nas esquinas eram fumantes".

Respondendo aos exemplos bem sucedidos de mudança na malha urbana, como Copenhague, na Dinamarca, que priorizou espaço para bicicletas no lugar de carros, Eduardo Vasconcellos ponderou que as mudanças em países menos democráticos são lentas.

"Os tomadores de decisões, no Brasil, optam por ações pró-automóvel. Toda vez que você tenta tirar espaço dos carros, você tem uma oposição muito forte das classes médias. As cidades que estão aí demoraram cem anos para construir essa infra estrutura gigantesca.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84175/visualizar/