Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Julho de 2011 às 17:17
Por: Francielle Mezadri

    Imprimir


A ampliação da faixa etária para o rastreamento do câncer de colo do útero segue a tendência internacional relacionada ao aumento da longevidade. A afirmação é do Ministério da Saúde, que divulgou na segunda-feira (04), as novas diretrizes de rastreamento do câncer de colo do útero no País. Segundo o governo federal, a expectativa de vida das brasileiras é de até os 76 anos e, por isso, há a necessidade de se ampliar o serviço de prevenção a esta faixa etária.

Em Sorriso, município com quase 70 mil habitantes, as estatísticas se confirmam, uma vez que as mulheres têm buscado cada vez mais atendimento e orientação acerca da saúde. Quem confirma isso é a professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Sorriso (FAIS), enfermeira Eliane Vicentina do Rosário, que trabalha há quatro anos no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bairro São Domingos.

Segundo ela, a vida sexual das mulheres também se estendeu – situação muito saudável, mas, que inspira cuidados. “É comum receber mulheres com mais de 60 anos no PSF a procura de preservativos, pois a vida sexual delas é ativa e exatamente por isso merece cuidados como o exame preventivo”, explica a enfermeira, lembrando que a unidade onde trabalha procura orientar as mulheres com informações sobre doenças que acometem a saúde feminina. “É importante que todas as mulheres, independentemente da idade, cuidem da saúde e o exame de Papanicolau é um grande aliado para quem busca vida longa e saudável”.

Como o câncer de colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e também é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, a informação é primordial para a prevenção.

No caso do Bairro São Domingos, este trabalho é feito a partir das visitas dos agentes de saúde nas casas, orientando as mulheres a fim de que elas procurem pelo seu PSF para fazer a coleta do material. Depois de coletado, o material é enviado a um laboratório na capital do Estado, credenciado e vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o resultado é enviado ao PSF em aproximadamente 40 dias. “Com a chegada do resultado iniciamos um trabalho de conscientização coletiva acerca da saúde da mulher. Reunimos todas as pacientes que fizeram o exame, independentemente dos resultados e fazemos uma palestra sobre prevenção e cuidados com a saúde feminina”, explica a enfermeira Eliane Vicentina do Rosário, lembrando que no caso de resultados positivos, as pacientes são encaminhadas ao médico que faz o tratamento e acompanhamento. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84742/visualizar/