Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 06 de Julho de 2011 às 09:40

    Imprimir


Na condição de titular da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste do Senado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) defendeu nesta segunda-feira (04) ações emergentes que permitam a aceleração do desenvolvimento da região. Como deputado federal, Vital criou a Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional e está levando a discussão para o Senado.

Foi durante mais uma audiência pública da Subcomissão, desta vez realizada no auditório da Federação das Indústrias do Piauí - Fiepi, na zona Sul de Teresina. Nesta reunião, os temas debatidos foram a Aviação Regional e Fontes Renováveis de Energia. Como já era previsto, o destino em torno dos recursos do pré-sal, dominou o debate na reunião entre os parlamentares.

Relator no Senado de três projetos de lei que tratam do pré-sal, Vital voltou a se posicionar favorável à partilha igualitária dos roya lties do petróleo do pré-sal brasileiro. Ele argumentou que os recursos são importantes para diminuir as desigualdades regionais no país e assegurar investimentos para melhoria da qualidade de vida, principalmente das populações do Norte e do Nordeste, que representam maioria entre os necessitados, beneficiados pelos programas sociais do governo federal.

"O pré-sal é nosso e essa riqueza deve ser dividida de forma proporcional com todos os Estados".

Desigualdades na aviação - Quando propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional, Vital disse ser necessário "acabar com a disputa desigual entre a aviação nacional e a regional, e, com isso, equilibrar o tratamento dado às capitais e ao interior dos Estados".

Ele lembrou que em alguns aeroportos do interior a ociosidade gira em torno de 70%. "São aeroportos, como o de Campina Grande, que têm uma determinada capacidade de voo, mas operam com quantidade bem inferior de aeronaves. Temos que fortalecer os aeroportos e ocupar essa grade ociosa".

Para ele, há um modelo de fortalecimento em discussão no Ministério da Defesa, visando reformar a aviação nacional e fortalecer a regional. A idéia é fortalecer a aviação no Nordeste, a partir dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia, com três aeroportos funcionando como

âncoras: os de Campina Grande, Petrolina e Juazeiro.
"Eu acredito no grande potencial de desenvolvimento desse setor, especialmente no avanço e na cobertura em muitas cidades, mediante o fortalecimento do transporte aéreo regional regular, pelo fato deste ser o elo que trará benefícios econômicos, culturais e turísticos para os nossos milhares de municípios brasileiros", disse Vital.

Na audiência estiveram presentes os senadores Wellington Dias (PT), que preside a subcomissão, e Ciro Nogueira (PP), e os deputados federais Nazareno Fonteles (PT); Jesus Rodrigues (PT); Assis Carvalho (PT); Júlio Cé sar (DEM); e Marcelo Castro (PMDB), além de Benedito de Lira (PP-AL), Eduardo Amorim (PSC-SE), José Pimentel (PT-CE), e Wilson Santiago (PMDB-PB). Esta foi a terceira audiência da subcomissão que antes havia sido realizada em Alagoas e na Paraíba.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84808/visualizar/