Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 05 de Julho de 2011 às 08:56
Por: Francielle Mezadri

    Imprimir


O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (4), as novas diretrizes nacionais para o rastreamento do Câncer do Colo de Útero. Uma das novidades é a ampliação da faixa etária da população a ser submetida ao exame preventivo, que antes era dos 25 aos 59 anos, e, agora, segue até os 64 anos de idade.

Conforme a enfermeira Maristela Cuchi, coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Sorriso (FAIS), as novas diretrizes que refletem uma ação conjunta entre o governo federal e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), devem ampliar a cobertura do serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a expectativa de vida das mulheres. “O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama. É muito importante que a faixa etária seja estendida, uma vez que a vida sexual das mulheres continua ativa depois dos 50 ou 60 anos, o que é muito saudável e por isso merece atenção”, ressalta a enfermeira, lembrando que atualmente é comum senhoras viúvas, divorciadas ou mesmo solteira procuram pelos postos de saúde para adquirirem preservativos a fim de se protegerem contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O EXAME

O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame de Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo. O procedimento identifica lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.

De acordo com Eliane Vicentina do Rosário, enfermeira especialista em saúde da família e professora do Curso de Enfermagem da FAIS, as novas diretrizes recomendam que o intervalo entre os exames deverá ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual. “A coleta de material deve ser feita a partir dos 25 anos de idade e os exames preventivos devem seguir até os 64 anos, sendo interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos cinco anos”.

A enfermeira que trabalha há oito anos em Postos de Saúde da Família (PSFs) explica que mulheres de qualquer idade podem fazer e exame preventivo. No caso das mulheres com mais de 64 anos que nunca fizeram o exame, devem ser feitos dois preventivos com intervalo de um a três anos. Já no caso de menores de 18 anos, a coleta só pode ser feita com a autorização e acompanhamento dos responsáveis. “O exame é muito importante e deve ser feito por todas as mulheres, independentemente da idade”, ressalta, lembrando que não é necessário consultar um médico para fazer o exame. “Basta dirigir-se ao PSF de cadastro, fazer a coleta do material e aguardar de 35 a 40 dias para receber o resultado. No caso se ser constata alguma alteração, ai sim a paciente é encaminhada para o médico que fará o tratamento adequado”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84951/visualizar/