Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 26 de Junho de 2011 às 04:19

    Imprimir


Milhares de pessoas se reuniram neste sábado nas ruas de Santiago para reivindicar a diversidade sexual e a igualdade das minorias sexuais perante a lei.

A manifestação, organizada pelo Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh), saiu da Praça Itália, percorreu a Alameda e seguiu até Paseo Bulnes.

O presidente do Movilh, Rolando Jiménez, disse à Agência Efe que estava "extremamente contente" pela alta participação, que chegou a 80 mil manifestantes, embora os cálculos da Polícia apontem para 12 mil.

Jiménez destacou a "pluralidade" da marcha e afirmou que reuniu pessoas de diferentes setores políticos e ideológicos.

"Este é um momento histórico não só pela grande quantidade de participantes, que superou todas as expectativas, mas também pelo caráter transversal de sua convocação, com famílias, amigos, pessoas independentes e representantes de todas as correntes ideológicas", indicou.

Vários representantes políticos da oposição participaram ativamente da passeata, como a presidente do Partido para a Democracia (PPD), Carolina Tohá, a senadora socialista Isabel Allende e a democrata-cristã Ximena Rincón, entre outros.

O presidente do Movilh declarou que a luta pelos direitos humanos das minorias sexuais se tornou "um tema nacional, de dignidade e de respeito".

"Chegou o momento de passar do politicamente correto para ação e conceder os direitos e igualdade perante a lei. Portanto, é preciso exigir a lei do casamento, a união civil, a lei contra a discriminação e a de identidade de gênero", sustentou.

Jiménez comemorou também a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no estado de Nova York (EUA) decidida nesta sexta-feira.

"Quantas mudanças vertiginosas estão acontecendo a favor da igualdade e contra a discriminação. É um sinal positivo e acreditamos que isso vai acontecer mais cedo no Chile, doa a quem doer", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86140/visualizar/