Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 13:14

    Imprimir


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) se disse contrário, neste sábado, à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de São Paulo para investigar irregularidades no uso da máquina pública municipal para a coleta de assinaturas a favor da criação do PSD, partido liderado pelo prefeito da capital paulista Gilberto Kassab. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Eleitoral de São Paulo.

"Esse é um assunto da Câmara Municipal. E o que ela decidir, nós aceitamos. Mas se você quiser saber a minha opinião, eu sou contra. Aliás, eu acho que o Brasil não deveria ter tantos partidos políticos. Essa fragmentação partidária, mais de 30 partidos, é muito ruim. Isso é falta da reforma política. Enquanto não fizer a reforma política, proibindo coligação proporcional, exigindo cláusula de barreira, você vai ter essa fragmentação. Eu não faria nenhuma CPI por causa disso. E sobre o episódio ocorrido em uma subprefeitura, a pessoa já foi afastada. Minha opinião é contrária", disse Alckmin.

Nesta semana, um repórter do jornal Folha de S. Paulo preencheu uma ficha de apoio à sigla do partido dentro da Subprefeitura da Freguesia do Ó, no gabinete do subprefeito Valdir Suzano. O chefe de gabinete do subprefeito, que entregou ao jornalista a lista de apoio, foi exonerado. O caso gerou reação de adversários de Kassab, que planejam a CPI.

Para obter o registro do PSD na Justiça Eleitoral, Kassab precisará apresentar 490,3 mil assinaturas de eleitores, colhidas em pelo menos nove Estados. O prazo limite para que o PSD possa estar apto a disputar as eleições municipais de 2012 é 30 de setembro.

O prefeito afirmou neste sábado, durante a abertura da campanha de vacinação contra a poliomielite, que não há motivos para a instauração de uma CPI. "Da nossa parte já foi aberta uma correição para procurar identificar equívocos que possam ter acontecido. Não há engajamento da máquina da Prefeitura. A CPI é para avaliar se tem interferência da Prefeitura e é evidente que não há. Estamos muito tranquilos em relação aos prazos para registrar o partido até a eleição do ano que vem. Até 3 dias atrás, praticamente todas as assinaturas já haviam sido colhidas", disse.

O vereador Antonio Donato (PT), diz que já há 19 assinaturas para protocolar a CPI na terça-feira, mas são necessárias mais nove para que ela seja instalada.

"Estamos conversando com os vereadores de vários partidos. Acredito que possam haver fatos novos que podem levar a um movimento forte na Câmara para abrir uma CPI. Ao que parece, não foi um problema pontual de uma subprefeitura", disse.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87193/visualizar/