Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 08:17

    Imprimir


O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) informou neste sábado por meio de seu perfil no Twitter que a comissão de Garantias Eleitorais da legenda proclamou de maneira definitiva Alfredo Pérez Rubalcaba candidato socialista às eleições gerais, previstas para março de 2012.

A proclamação aconteceu depois de transcorrido o prazo de 48 horas - iniciado na quarta-feira - para que fossem apresentadas alegações e no qual, segundo outra declaração dos socialistas na rede social, foram recebidas duas impugnações desconsideradas pela comissão.

Com esta proclamação definitiva, que deverá ser ratificada em 9 de julho no Comitê Federal do partido, termina o procedimento de primárias aberto pelos socialistas em 28 de maio e do qual participaram como pré-candidatos outros nove militantes.

Rubalcaba é atualmente primeiro vice-presidente do Governo espanhol, ministro do Interior e porta-voz do Executivo de José Luis Rodríguez Zapatero, que anunciou em 2 de abril que não se candidatará a um terceiro mandato, o que obrigou os socialistas a buscarem um substituto.

Os outros nove militantes pré-candidatos que participaram do processo não conseguiram reunir o apoio suficiente nas fileiras socialistas para concorrer com Pérez Rubalcaba.

Neste sábado, o atual primeiro vice-presidente do Governo participará de um ato sobre educação em Valladolid, no centro da Espanha, já na condição de candidato socialista à Presidência do Governo.

O principal rival de Rubalcaba nas eleições de março é Mariano Rajoy, líder do opositor Partido Popular (PP), legenda que parte como favorita nas pesquisas de intenção de voto.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87242/visualizar/