Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Junho de 2011 às 19:59

    Imprimir


Neste dia 18 de junho, pais e responsáveis devem levar as crianças menores de 5 anos até os postos de vacinação para receberem a primeira dose contra paralisia infantil.

É o chamado ‘Dia D’, oportunidade em que equipes da secretaria de Saúde estarão nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Centro, São João, Ouro Verde I e II e Boa Esperança, e ainda na escola de Educação Infantil ‘Euzébio Justino de Camargo’ (bairro Santa Rosa) das 08h00 às 17h00 horas ministrando a vacinação.

A coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanilda Roberto diz que espera-se vacinar pelo menos 1200 crianças e para facilitar o acesso, além das Unidades de Saúde, a Escola Euzébio será um  posto de vacinação. “O objetivo é atingir o maior número de crianças vacinadas”, comenta a coordenadora, lembrando ser importante, no ato da vacinação, a apresentação a carteirinha da criança.
Vanilda cita que além do ‘Dia D’, a campanha segue até o dia 30, com vacinação nos Postos de Saúde. A da segunda etapa, em 7 de agosto.
Pólio

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando porque a doença não foi erradicada em todo o mundo. Segundo OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87583/visualizar/