Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 12 de Junho de 2011 às 18:19

    Imprimir


A TV estatal turca disse neste domingo que o partido do premiê Recep Tayyip Erdogan lidera por ampla margem de votos nas eleições parlamentares no início da apuração dos votos.

A TV estatal TRT disse que, com 32% dos votos apurados, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AK) tem 54% dos votos.

A TV diz que o principal partido de oposição, o Partido Republicano Popular, tem 20% dos votos com menos da metade das urnas contadas.

CARISMA

Embalado pelo carisma do premiê Recep Tayyip Erdogan e sobretudo pela aceleração econômica do país, o islamista Partido da Justiça e do Desenvolvimento caminha rumo a um terceiro mandato consecutivo na eleição neste domingo na Turquia.

Todas as pesquisas indicam que a vitória do partido governista é líquida e certa. Mas Erdogan quer mais poder, o que desperta temores de uma guinada autoritária.

A meta, que foi uma das locomotivas da campanha, é alcançar a "supermaioria" no Parlamento, que permita ao governo reformar a Constituição sem a necessidade de convocar um referendo.

Apontada por muitos como modelo para a Primavera Árabe, por sua capacidade de conciliar democracia e islã, a Turquia de Erdogan deixou para trás os anos de instabilidade econômica e consolidou-se como potência regional e peça-chave no diálogo Ocidente-Oriente.

"A economia vai bem e passou sem problemas pela crise de 2008 e 2009", diz o analista Ekrem Eddy Güzeldere. "Além disso, Erdogan é o candidato mais carismático e tem experiência de sobra em campanhas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/88013/visualizar/