Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 20:46

    Imprimir


Os candidatos à Presidência peruana, Ollanta Humala e Keiko Fujimori, estão empatados tecnicamente, de acordo com as cinco principais pesquisas do país sobre o pleito de domingo (5).

Os presidentes ou gerentes dos institutos responsáveis pelas pesquisas ofereceram nesta quinta-feira uma entrevista coletiva, na qual coincidiram que os resultados são imprevisíveis.

Um deles, sob condição de anonimato --já que está proibida a difusão pública de enquetes desde domingo passado-- disse que realizou uma pesquisa privada por encomenda de vários clientes diferentes, segundo a qual 51% dos votos válidos iriam para Keiko e 49% para Humala.

Outras empresas também realizaram pesquisas privadas nos últimos dias, que confirmaram diferenças de menos de dois pontos percentuais entre os dois candidatos.

"Temos um país polarizado e dividido em partes iguais; é uma disputa eleitoral nunca vista antes no sistema eleitoral peruano", disse Fernando Tuesta, diretor do Instito de Opinião Pública.

No entanto, as enquetes não registraram a opinião dos peruanos no exterior --cerca de 750 mil pessoas--, que poderiam representar 1,3% dos votos totais e fazer a diferença em uma conjuntura tão ajustada, segundo Alfredo Torres, diretor de Ipsos Apoyo.

Apesar dos moradores no exterior normalmente mostrarem tendências conservadoras, o que poderia favorecer Keiko Fujimori, os pesquisadores acreditam que os apoios demonstrados a Humala pelo escritor Mario Vargas Llosa e pelo ex-presidente Alejandro Toledo poderiam render-lhe votos no exterior.

Além disso, reconheceram que não foram levados em conta os votos da população de áreas rurais às quais os pesquisadores não chegam e que poderiam pesar a favor de Humala.





Fonte: DA EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89337/visualizar/