Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 14:58

    Imprimir


O consumidor que pretende comprar aquecedor de ambiente para o inverno pode encontrar boas opções no mercado conforme constatou teste da PROTESTE Associação de Consumidores, mas um dos seis modelos avaliados apresentou problemas de segurança.

As análises foram feitas com seis modelos de termoventiladores, que tanto aquecem quanto ventilam. No aquecedor De’Longhi o problema é que se houver superaquecimento, o material não impede que o fogo se propague. E o Olimpia Splendid apresenta uma potência maior que a informada, o que pode causar sobrecarga na instalação elétrica.

Outro ponto no qual o consumidor deve prestar atenção é que esse produto gasta muita energia, mais do que o aquecimento feito pelos aparelhos de condicionadores de ar que têm a dupla função de resfriar e de esquentar.
O
s produtos da Britânia e da De’Longhi  que foram testados ainda tinham plugues de pino chato e não no padrão atual, mais seguro. Esse plugue, se colocado parcialmente na tomada, pode dar choque. Mas os fabricantes informaram que os aquecedores a venda nas lojas já têm os novos plugues.

O aquecedor De’Longhi não suportou o teste com o fio incandescente. O material que envolve o terminal elétrico derreteu, ocasionando o risco de partes inflamáveis próximas se incendiarem. Por isso, a marca acabou sendo eliminada do teste — explica Lameira.

O manual de instruções da De’Longhi está em português de Portugal, o que pode gerar problemas de interpretação por causa das diferenças entre algumas palavras nos dois países.

Os melhores desempenhos para aquecimento foram  das marcas Arno, Olímpia e De’Longhi , mas por causa do problema de falta de segurança, a PROTESTE não aconselha a compra deste último. Britânia e Mondial foram considerados bons, enquanto o Cadence aquece menos, com desempenho aceitável.
Todos os aquecedores testados também podem ser usados como ventilador, mas os resultados não foram bons pois não ventilam bem.

No quesito versatilidade, o Olimpia Splendid foi considerado o melhor, pois é o único com controle numérico de temperatura, permitindo fixar claramente o calor que se quer. Também foi o único com as funções timer e sleep, que controlam o tempo em que o aparelho fica ligado. Todos os outros foram considerados aceitáveis porque o ajuste de temperatura é feito de maneira sensitiva.

Sobre a facilidade de uso, o Olimpia Splendid dividiu o posto de melhor com o Arno. Este tem uma alça que facilita seu transporte e permite fixação na parede. O Olimpia oferece a facilidade de ajustar a temperatura. Todos são fáceis de limpar, mas não têm local apropriado para guardar o cabo de alimentação.

A PROTESTE alerta para o risco do uso dos aquecedores no banheiro, é preciso evitar que entre água, gerando um curto-circuito. O equipamento precisa  ficar distante do chuveiro ou da banheira .

Os aquecedores de ambiente estão contemplados pela portaria 371, dos eletrodomésticos que terão de ser certificados compulsoriamente quanto à segurança elétrica. Mas ainda não estão inclusos na classificação de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89812/visualizar/