Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 21:07

    Imprimir


No dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Fumo, serão realizadas ações educativas pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) de Mato Grosso na praça da República, centro de Cuiabá. O objetivo é conscientizar a população sobre a questão do tabagismo e alertar sobre os riscos das doenças associadas ao tabaco. O evento conta com apoio da Unimed Cuiabá.

Das 8h às 18h, serão projetados vídeos educativos sobre os males causados pelo fumo. Pneumologistas estarão no local para dar assistência à população juntamente com os alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que compõem a “Liga do Pulmão”.
“Serão distribuídos materiais educativos enquanto os vídeos são projetados na tenda que estará montada na praça da República. As pessoas que comparecerem poderão realizar o exame chamado “medida de pico de fluxo”, para avaliar sua capacidade de expiração e, se for o caso, parar de fumar enquanto é tempo”, conta a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) de Mato Grosso, Keyla Medeiros Maia Silva.
Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O consumo de cigarros, charutos e demais produtos de tabaco é um grande problema mundial de saúde pública. Ele provoca a morte de 6 milhões de pessoas a cada ano no mundo. No Brasil, são 200 mil mortes anuais. Para proteger a população do tabagismo, 172 países assinaram um tratado internacional chamado Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O Brasil aderiu ao acordo em 2005 e criou uma comissão, a Conicq, para implementar o tratado. Acesse www.inca.gov.br e obtenha mais informações sobre a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90695/visualizar/