Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 17 de Maio de 2011 às 10:48

    Imprimir


Quando o assunto é hepatite, o tempo e a informação são determinantes. Lideradas pelo Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, 42 Ongs e associações de pacientes de todo o país realizam no dia 19/05, Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença que afeta mais de cinco milhões de brasileiros.

Cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente infectadas com os vírus das hepatites B ou C. Isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS.

A campanha “Ajude a salvar uma vida. Pode ser a sua. Faça o teste das hepatites” visa alertar para a importância da detecção precoce das hepatites B e C, além de conscientizar para a realização do exame de sangue, principal forma para detectar se a pessoa tem ou não uma hepatite viral.

“Por não apresentar sintomas, principalmente nos casos do tipo C, a maior parte das pessoas não sabe que está doente. Por isso, esse tipo de campanha é fundamental para incentivar a população a fazer o teste de detecção, que é gratuito na rede pública”, ressalta Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo e ex-portador de hepatite C. “Quando a doença é diagnosticada e tratada precocemente, tem cura”, complementa.

A Campanha

As ações terão início no dia 19 de maio, Dia Mundial de Prevenção e Luta contra Hepatites, e se estenderão até o final do mês em diversas cidades do país.

Esse é o décimo ano consecutivo da campanha, que em anos anteriores contou com o apoio de artistas como Cissa Guimarães, José Wilker, Cristiana Oliveira e Patrícia Pillar, adeptos da causa. Em 2011, entidades em 15 estados brasileiros (AC, BA, CE, ES, MA, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RO, RS, SC, SP) estarão desenvolvendo diversas atividades locais, como palestras e distribuição de panfletos explicativos sobre a doença, com o intuito de sensibilizar as pessoas para a necessidade de detecção precoce da doença.

A campanha é idealizada pelas entidades não-governamentais e tem o apoio dos laboratórios Roche e MSD.

A doença

Considerada um problema de saúde pública, a hepatite é uma doença infecciosa viral, contagiosa e inflamatória do fígado que compromete as funções do órgão. Com maior incidência, as hepatites B e C são transmitidas por um vírus, HBV e HCV respectivamente, sendo o contágio feito através de sangue contaminado, ato sexual ou ao nascimento (contato do sangue contaminado da mãe com o feto).
Com o avanço da Medicina, novos medicamentos são incorporados ao tratamento, aumentando significativamente as chances de cura das hepatites virais.
Cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente infectadas com os vírus da hepatites B ou C. Isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS.
Para mais informações sobre hepatites acesse www.hepato.com






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91560/visualizar/