Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Abril de 2011 às 11:05

    Imprimir


Esta semana acontecem varias atividades relacionadas ao dia de prevenção e combate à hipertensão arterial - 26 de abril. Duas unidades de saúde de Cuiabá foram escolhidas para receber as ações organizadas pela Coordenadoria de Atenção Básica de Saúde (CABS) do município. O objetivo principal é educar a população sobre a importância da prevenir e cuidar da pressão alta. Em Cuiabá, segundo dados de 2010, 45.301 pessoas convivem com a hipertensão arterial e tratam a doença junto às unidades de atenção básica de Saúde. Em 2009, eram aproximadamente 43 mil.

Conforme definição do Ministério da Saúde, hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. Com as atividades realizadas no início desta semana, pretende-se ampliar o acesso aos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS), promover informações sobre alimentação saudável, hipertensão arterial e atividades físicas, além de realizar acompanhamento e cadastramento de hipertensos nas áreas de abrangência.

Hoje terça-feira (26) é a vez da unidade conjugada dos bairros Novo Milênio e São João Del Rey, onde o evento acontecerá no período matutino, das 7h30 às 11h.

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Hiperdia, Joana Grasiéle Marques de Moraes Brito, as unidades desses bairros realizam diariamente o cadastro e o acompanhamento de hipertensos, mas as ações desta semana são para reforçar ainda mais as atividades realizadas rotineiramente.

Joana destaca que a hipertensão arterial é uma doença grave que pode levar a outros problemas de saúde caso não seja controlada. É fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias e até alterações na visão. Além dos fatores hereditários, a doença pode se manifestar em indivíduos que possuem uma vida sedentária, má alimentação, excesso de peso e em diabéticos. Também sofre influência do tabagismo e do etilismo. "A hipertensão é grave e um problema de saúde pública. Ela não tem cura, tem controle".

Dados do Ministério da Saúde estimam que a prevalência de hipertensão no Brasil é de 35% da população acima de 40 anos. Com base em estimativa de 2004, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), isso representa um total de 17 milhões de portadores da doença. Desse total, aproximadamente 75% recorrem ao SUS para receber atendimento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94126/visualizar/