Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Abril de 2011 às 07:10

    Imprimir


O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) do Peru concluiu a apuração dos votos das eleições presidenciais de 10 de abril e anunciou que o nacionalista Ollanta Humala obteve 31,6% dos votos, enquanto a legisladora Keiko Fujimori ficou com 23,5%.

Após o fim da contagem dos votos, a Onpe afirmou nesta sexta-feira em seu site que Humala alcançou 4.643.060 votos e Keiko 3.449.554, o que os obrigará a disputar um segundo turno em 5 de junho.

Em seguida ficaram o economista Pedro Pablo Kuczynski, que obteve 18,5% dos votos; o ex-presidente Alejandro Toledo, com 15,6%, e o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, com 9,8%.

Estes três últimos se negam a declarar apoio exlícito a Humala ou Keiko, embora alguns membros dos partidos de Kuczynski e Castañeda tenham se mostrado favoráveis à legisladora, enquanto dentro da legenda de Toledo se fale em uma aproximação com Humala.

A contagem das atas relativas às eleições legislativas ainda não terminou, mas, com 91,3% delas contabilizadas, as porcentagens obtidas pelos grupos políticos são muito parecidas com a de seus líderes.

Assim, o Gana Peru, de Humala, é a coalizão mais votada, seguida pelo partido Força 2011, de Keiko, pela Aliança pela Grande Mudança, de Kuczynski, pelo Peru Possível, de Toledo e pelo Partido da Solidariedade Nacional, de Castañeda.

Ainda não está claro como as porcentagens se traduzirão em número de cadeiras, embora os números indiquem que nenhum grupo conseguirá a maioria absoluta das 66 cadeiras, o que os obrigará a buscar alianças.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94530/visualizar/