Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 22 de Abril de 2011 às 16:51

    Imprimir


Aventurar-se com o Motorola Xoom, primeiro tablet com Android 3.0, infante versão do sistema operacional desenvolvida especialmente para tablets, é defrontar-se com uma sensação de vazio.

A loja virtual Android Mar-ket, com seus parcos 50 aplicativos otimizados para tablets, é um deserto diante da fartura que representam os mais de 80 mil programas feitos para iPad disponíveis na App Store, da Apple.

Essa peculiaridade faz com que o Android 3.0 se aproxime do outro sistema operacional em desenvolvimento pelo Google, o Chrome OS, que nada mais é do que um navegador de internet.

Na falta de programas nativos no Xoom, é preciso recorrer com frequência ao browser. Felizmente, ele satisfaz: é rápido e conta com um sistema prático de abas.

Com suas câmeras frontal e traseira, o iPad 2 supre uma das deficiências da versão anterior em relação ao Xoom.

Resta como vantagem do tablet da Motorola o suporte a Flash, complemento multimídia da Adobe usado em vídeos, animações e games on-line. Embora sua presença seja bem-vinda, na maioria das vezes ela só é notada quando surgem anúncios inconvenientes que se sobrepõem aos textos em sites de notícias.

Em widescreen (formato retangular acentuado), a tela favorece a exibição de filmes nessa proporção, mas causa estranhamento, por exemplo, quando se leem revistas digitais que não foram otimizadas para o formato --surgem bordas pretas.

Embora o hardware do Xoom seja bastante poderoso, há momentos de lentidão, como quando se vira o aparelho para passar de modo paisagem para retrato --um dos problemas que, espera-se, seja solucionado em versões futuras do Android.

O ponto alto da experiência são os aplicativos do Google, como o Gmail, o YouTube e o Maps, bem adaptados ao formato de tablet.

Hoje, comprar um Xoom (R$ 1.899) --ou qualquer um dos futuros tablets com Android 3.0-- é fazer uma aposta: a de que os desenvolvedores preencherão o vazio da falta de aplicativos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94584/visualizar/