Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 19 de Abril de 2011 às 01:31

    Imprimir


No dia dedicado ao índio (19.04), o senador Pedro Taques (PDT) apontou a necessidade de aprimoramento da legislação voltada à população indígena.  “Não temos o que parabenizar e sim lamentar. Nos últimos 22 anos, a Constituição não passou de um papel no que diz respeito aos povos indígenas. Mas temos que nos animar e fazer muito por eles”, afirmou o pedetista, durante audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado.

Quando procurador da República, Pedro Taques defendeu as causas indígenas. Para ele, é preciso repensar o estatuto do índio criado em 1976. “Estamos vivendo um outro momento histórico e diante disso, existe a necessidade de revisão do estatuto”. Taques ressaltou a necessidade dos povos indígenas serem ouvidos também em relação aos projetos de grande porte, como a construção da hidroelétrica de Belo Monte, no Pará.

Outro ponto destacado pelo pedetista foi a necessidade de pensar e repensar a questão econômica das aldeias. “A descoberta de uma das maiores minas de diamante do mundo, na reserva indígena Roosevelt, habitada principalmente pelos índios Cinta Larga, localizada ao sul de Rondônia e parte do Mato Grosso não trouxe lucro para os indígenas e ainda gerou problemas sociais como a prostituição e a violência”, revelou Taques.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95111/visualizar/