Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 09:23

    Imprimir


Próximo de completar 285 anos de emancipação política, o município de Diamantino recebeu na segunda-feira (16.09), obras inauguradas pelo governador Silval Barbosa. Uma dela é o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o décimo segundo, que consolida e amplia a qualidade do ensino superior público.


 
Para Silval, a Unemat é um grande avanço para Mato Grosso, um trabalho concretizado em diversas vertentes, principalmente com o orçamento gradativo, os cursos de Medicina e a expansão da rede física e docente. “Hoje a Universidade do Estado cresceu e se tornou polo e referência em educação. Temos trabalhado muito para dar conhecimento, proporcionando melhoria no ensino superior. Para mim é um orgulho muito grande vir aqui e ver as transformações pelas quais Diamantino têm passado. O Governo do Estado está presente nessas transformações e é paraceiro da cidade”, disse.


 
O reitor da Unemat, Adriano Silva, destacou o legado que a educação representa para a população. Nesse sentido, ele agradeceu ao governador pelo empenho em instalar mais um campus da universidade, desta vez na região Médio-Norte do estado, com 56 cursos presenciais. O reitor falou ainda da ousadia de levar ensino superior a uma região carente desse tipo de instrução. “Esse é um marco da gestão Silval Barbosa, onde obras como essa geram efeito econômico e social e também a valorização do ensino superior, de vincular a receita da instituição, que para esse ano somou R$ 205 milhões no orçamento, o maior investimento que a Unemat já teve. Com isso a Universidade tem a garantia fixa do repasse e a tranquilidade de fazer seu planejamento. Graças ao governador, hoje a Unemat cresce muito”, assinalou.


 
Um sonho. Assim definiu o prefeito Joveano Linconl ao se referir ao campus da Unemat. Ele lembrou o número de pessoas na cidade que queriam estudar, fazer um curso superior e não tinham condições financeiras. “O governador teve essa sensibilidade, de olhar para nós. Ele fez a diferença e escreveu seu nome para sempre em Diamantino”, completou o prefeito da cidade.


 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que é da cidade de Diamantino, esteve presente nas inaugurações e falou que o Governo do Estado dá, com a Unemat, a autonomia universitária, possibilidade de oferecer acesso à educação de qualidade no ensino público. “Haverá uma grande mudança social, uma melhoria expressiva na vida da população de Diamantino".


 
Inaugurações


 
Silval inaugurou ainda a Escola Atrativa, Escola Modelo do Estado, João Batista de Almeida, com 12 salas de aula e que vai atender cerca de 370 alunos do 1º ao 7º ano. Uma ótima estrutura para os alunos que agora podem contar com quadra coberta, salas de aula refrigeradas, amplo espaço para merenda. Um dia a dia mais agradável para os estudos, como bem lembrou o aluno do 5º ano, Yasser Saveti Marcelo, de 13 anos. Ele falou que a estrutura da nova escola está bem melhor. “É legal a gente ter um lugar bom assim pra estudar. Eu estou muito feliz”.


 
O governador inaugurou ainda a praça Delbray Christofolli e diversas pavimentações asfálticas, todas inclusas nas comemorações alusivas ao aniversário da cidade.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9521/visualizar/