Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Abril de 2011 às 15:34
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, será chamado para audiência pública, na Câmara dos Deputados. O requerimento, de autoria do deputado federal Homero Pereira (PR-MT), foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Capadr), nesta quarta-feira (13/04). A data do encontro ainda será definida.

O presidente terá de explicar as condições dos assentamentos rurais em Mato Grosso e em vários outros estados brasileiros, acatando sugestão dos parlamentares. Assentados também serão convidados para dar depoimentos da situação nos acampamentos durante a audiência.

De acordo com autor do requerimento, o motivo foi o conflito agrário na Gleba Nhandú, localizada no município de Novo Mundo (785 km distante da capital Cuiabá), entre outros na região nos quais a permanência das famílias está ameaçada pela falta de renda, de moradia, de assistência técnica etc. 

realidade é que nenhum assentamento tem condições de sobrevivência. Há ainda denúncias de comercialização irregular de lotes em vários lugares, precisamos esclarecer esses assuntos para a sociedade e para as famílias acampadas ”, argumentou Homero Pereira.

 O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) atestou que, exceto três assentamentos situados no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, não há outro emancipado apesar dos recursos já investidos na reforma agrária.

“O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), renda per capita, produtividade, assistência de comercialização e plantio não existem nessas propriedades da União. Que o presidente traga dados elucidativos de tantos milhões empregados e o resultados concretos desses investimentos públicos”, afirmou o deputad






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95622/visualizar/