Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Abril de 2011 às 09:32
Por: Rosamar Silva

    Imprimir


Parceria foi anunciada em evento comemorativo à passagem do Dia da ÁguaDe uns tempos para cá muito se tem falado em sustentabilidade. Mas será que todas as pessoas conhecem realmente o seu significado prático? Provavelmente não.

Veja o que diz o dicionário sobre o termo sustentabilidade: modelo de desenvolvimento que busca conciliar as necessidades econômicas, sociais e ambientais de modo a garantir seu atendimento por tempo indeterminado e a promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais, ou seja.

Bom, agora já se pode ter uma ideia mais aprofundada do que a Administração Municipal de Nova Mutum busca, a partir da implantação do reCiclo e de todas as ações dele resultantes.
 
E, é justamente nessa direção que se dá mais um passo importante: já está em vigor a coleta do óleo de cozinha, justamente na área de abrangência da coletiva seletiva e, especificamente nos estabelecimentos que utilizam esse produto.

O reCiclo surgiu no segundo semestre de 2009 como projeto-piloto pelo qual a Administração Municipal dava início ao processo de sensibilização dos mutuenses, com vistas à construção de uma nova cultura.

"Desde o início buscávamos chamar a atenção das pessoas para a importância da preservação ambiental", observa a coordenadora do Programa, bióloga Fernanda Cervi. Fruto de uma política de governo, a proposta tem cunho transversal, ou seja, procura mostrar diferentes impactos nos mais diversos segmentos.

Por isso mesmo, envolve sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, as secretarias de Obras, de Educação, de Saúde e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), além de agregar parceiros da iniciativa privada. "Todos os apoios são muito bem-vindos", reforça Fernanda.

A Tauá, empresa do ramo de biodiesel, entendeu a proposta e se junto ao Poder Público na luta de preservação ambiental. "Estamos iniciando essa parceria, mas com expectativa de bons resultados", frisa a coordenador do reCiclo.
 
Nessa fase, o trabalho se realiza da seguinte forma: são feitas visitas aos estabelecimentos comerciais que fazem uso do óleo de cozinha, orientando seus proprietários ou gerentes para que guardem os resíduos em garrafa pet bem vedadas que o SAAE passa para fazer o recolhimento. "Nos locais onde o reCiclo já está em funcionamento (bairros Jardim, Jardim II, Centro e Residencial Novo Horizonte), o recolhimento será feito junto com a coleta seletiva", explica Fernanda.

De acordo com a coordenadora, todo o resíduo de óleo de cozinha coletado será encaminhado à Associação dos Catadores para posteriormente ser enviado à Tauá, onde será transformado em óleo diesel. "Com esse processo todos ganhamos.

O Poder Público porque está mostrando alternativas de consumo de adequado de resíduos altamente poluentes, a Tauá que cumpre seu papel social ao fazer a transformação do resíduo e os catadores que receberão a contrapartida da Tauá", aponta a coordenadora.

Os estabelecimentos que fazem uso do produto e que tenham interesse em contribuir com essa ação de preservação ambiental podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura ou com o SAAE para fazer seu cadastro. A partir disso, todo o resíduo será coletado dentro das ações previstas pelo programa. 





Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97023/visualizar/