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Economia
Domingo - 29 de Dezembro de 2013 às 14:17
Por: MARCIO CAMILO

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Os caminhoneiros que fazem o transporte dos produtos agrícolas de Mato Grosso terão que pagar quase R$ 1 mil de pedágio para chegarem ao Porto de Paranaguá, no Estado do Paraná. 


 
O porto é um dos principais polos de exportação da soja brasileira, principalmente da região Centro-Oeste. 


 
O cálculo do pedágio foi feito pela reportagem do programa "Bom Dia, Brasil", da TV Globo. 


 
Conforme a matéria, para atravessar Mato Grosso, o motorista terá que pagar R$ 165, nos noves postos de pedágio que serão instalados no trecho de 850,9 km da BR-163/MT. Cada praça de pedágio custará R$ 18,41. 


 
Chegando a Mato Grosso do Sul, o motorista passará por mais nove postos de pedágio, sendo que, em cada um, ele desembolsará R$ 30, 66. 


 
No final das contas, depois de ter atravessado o Estado, ele terá pago R$ 276. 


 
No Paraná, conforme a reportagem, o caminhoneiro passará por mais 7 postos de pedágio, pela BR-277, até chegar ao Porto de Paranaguá. 


 
No final das contas, o motorista que sair de Mato Grosso, passar por Mato Grosso do Sul, até chegar ao Porto de Paranaguá, terá desembolsado cerca de R$ 922. 


 
Vale destacar que os valores ainda não estão em vigor, pois a BR163/MT e MS foi privatiza há um mês. 


 
Significa que as empresa só poderão recolher as tarifas quando concluírem 10% das obras de duplicação nos dois estados. 


 
Durante o leilão de concessão, que privatizou diversas rodovias, no começo do mês, a Odebrecht ganhou o direito de cobrar pedágio e e fazer a manutenção da BR-163/MT. 


 
A Odebrecht vai administrar por 30 anos a rodovia. Durante esse período, a empresa terá de prestar serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade da BR-163.


 
Ao todo, a rodovia possui 1.080 km de extensão, em Mato Grosso. 





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