Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 29 de Março de 2011 às 19:16

    Imprimir


O crescente hábito de fazer as refeições fora de casa se acirra nos feriados. Abril conta com 3 feriados e dois deles se sequenciam na quinta e sexta-feira, respectivamente dias 21 e 22, Tiradentes e Paixão de Cristo, “ocasionando o chamado ‘feriadão, indo da quinta até o domingo’”, lembra o presidente da Federação das CDLs, José Alberto Vieira de Aguiar. O outro feriado é no dia 8, Aniversário de Cuiabá.

Ainda que haja a preocupação dos representantes de Comércio (no que se refere às CDLs) de esvaziamento da cidade, já que boa parte das pessoas aproveita para viajar, por outro lado há a maior procura de moradores da cidade mesmo por entretenimento e restaurantes. “E recebemos turistas de várias regiões de Mato Grosso, que somam no movimento da cidade”, explica o presidente da FCDL/MT, apostando em aumento de cerca de 10% para os próximos feriados, em bares e restaurantes.

 Para José Alberto e o diretor da ECD Consultoria Food Service a busca por alimentação fora do domicílio, no entanto, é um fator crescente. O brasileiro gasta cerca de 24% de seu rendimento com alimentação fora de casa. Até 2012, o percentual será de 28 a 30%. “Em 2020, a expectativa é que se chegue a 40%”, informa Enzo Donna.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (SHRBS-MT), Luiz Fernando, diferencia as demandas. Em curto prazo, ainda neste semestre, ele aponta o incremento de 8% em relação ao ano de 2010, no segmento para Mato Grosso. E de 3% para abril, maio e junho em relação aos primeiros três meses do ano, crescimento que, de acordo com ele, tem a ver com as datas comemorativas do período e feriados. “Estes meses são sempre melhores que os três primeiros meses do ano justamente por causa destas datas”. Ou seja, datas festivas e feriados realmente propiciam acréscimos nesta receita.

 Ressaltando-se que as viagens estão muito ligadas aos feriados prolongados, é possível observar, na opinião de Paulo Solmucci Júnior, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a importância da gastronomia e da alimentação fora do lar para o mercado turístico do Brasil. “Você pode fazer turismo sem um hotel, sem um carro, mas não pode fazê-lo sem comer em um restaurante”, disse o presidente da Abrasel, que ainda ressaltou a presença do setor já na vida do brasileiro: “um terço de tudo que gastamos em alimentação é fora de casa”.

José Júlio Cantino, superintendente do Shopping Três Américas, confirma que “durante feriados o crescimento é de 30% no número de pessoas”. Com exceção ao dia do trabalho (quando as lojas não podem abrir e somente a praça de alimentação e os cinemas funcionam), o Shopping abre nos feriados, “porém com horário diferenciado”, ressalta o superintendente. Nestes dias a praça de alimentação começa a funcionar às 11h e fica aberta até as 22h. As lojas têm horário reduzido, abrindo das 14h às 20h.  “Nos feriados é a alimentação e o lazer os serviços que mais movimentam o shopping”, conclui.

É o caso da Cacalo Peixaria, que trabalha principalmente com peixes da região pantaneira. Durante feriados chega a registrar altas no movimento que ficam entre 25 e 30%, afirma José Carlos Biancardini, proprietário do estabelecimento. Ele está otimista com os feriados do próximo mês. “Principalmente com a semana santa, pois é uma época do ano quando a procura por peixe aumenta consideravelmente”.

Conforme Joana Serra, sócia-proprietária do Serra Restaurante, quando o feriado cai no meio da semana a alta no fluxo de pessoas é, igualmente de 30%. Paralelamente, no serviço de entregas em domicílio, Serra Express, o incremento de vendas em feriados no meio da semana, pontuando até 15%.  (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz/Thalita Marques).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97357/visualizar/