Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Terça - 29 de Março de 2011 às 08:44

    Imprimir


Reprodução
Célula solar (foto) usa cobalto e níquel para dividir a água em oxigênio e hidrogênio
Célula solar (foto) usa cobalto e níquel para dividir a água em oxigênio e hidrogênio

Cientistas anunciaram, neste domingo (27), a primeira folha artificial que consegue transformar água em energia.

Trata-se de uma célula solar capaz de imitar a fotossíntese – processo, que nas plantas verdes, serve para converter a luz solar e a água em energia –, com dez vezes mais eficiência.

A novidade é formada por silício, circuitos eletrônicos e substâncias catalisadoras – usadas para acelerar reações químicas.

Colocado sob um litro de água e exposto à luz solar, o dispositivo pode produzir eletricidade suficiente para abastecer uma casa por dia, explica o químico Daniel Nocera, coordenador do estudo feito no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), nos Estados Unidos, que resultou na folha.

A célula usa cobalto e níquel para dividir os dois componentes da água: oxigênio e hidrogênio. Esses dois componentes são armazenados em uma célula de combustível, colocada no alto de uma casa ou em sua lateral, que usa essas duas substâncias para produzir eletricidade.

A primeira tentativa de criar uma folha artificial nos Estados Unidos aconteceu há mais de uma década. Embora fosse eficiente para imitar a fotossíntese, o modelo antigo era baseado em metais raros e caros e só durava um dia.

A folha artificial desenvolvida por Nocera e sua equipe supera esses obstáculos porque é simples e feita de materiais baratos que são facilmente encontrados. Estudos em laboratório mostraram que o produto pode funcionar por pelo menos 45 horas sem uma gota, explicou o cientista.

- A folha artificial promete ser uma fonte barata de eletricidade para as casas das pessoas pobres nos países em desenvolvimento. Nosso objetivo é fazer com que cada casa tenha a sua própria estação de energia. Podemos imaginar vilarejos na índia e na África, que poderão comprar um sistema de alimentação de energia a preços acessíveis.

 





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97450/visualizar/