Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Março de 2011 às 08:33

    Imprimir


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo português deve aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff, que começa hoje, para pedir ajuda contra a crise econômica por que passa o país.

Questionado se o Brasil pretende comprar títulos da dívida portuguesa, Lula respondeu: "Tudo o que pudermos fazer para ajudar, vamos fazer. Portugal merece a compreensão do Brasil".

Lula chegou ontem a Portugal, onde receberá o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.

À noite, em Lisboa, jantou com o ex-presidente Mário Soares e com José Sócrates, primeiro-ministro que renunciou ao cargo na quarta-feira da semana passada, após o Parlamento rejeitar seu pacote de corte de gastos.

CERIMÔNIA

Dilma irá acompanhar Lula na cerimônia. Depois, terá encontros com Sócrates e com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

De acordo com a presidente, o principal motivo da viagem é homenagear Lula. Não são esperados acordos comerciais.

Dilma também prometeu um "tratamento especial" para Portugal.

O país vive um péssimo momento econômico: não cresce, vê seu deficit aumentar, enfrenta uma onda de greves e paga mais de 7% de juros ao ano para captar com títulos do governo.

FMI

Para Lula, o país precisa evitar recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Todas as vezes que o FMI tentou cuidar da dívida dos países, criou mais problemas do que soluções", afirmou, segundo relatos de agências de notícias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97455/visualizar/