Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 28 de Março de 2011 às 17:46

    Imprimir


Os aviões da coalizão internacional bombardearam nesta segunda-feira a cidade de Gharian, a cerca de 100 km ao sul de Trípoli, anunciou a agência estatal Jana. A fonte, que assegurou que os alvos dos bombardeios dos aviões aliados eram civis e militares, não informou se o aeroporto da cidade tinha sido atingido.

Segundo os meios de comunicação da Líbia, os países da coalizão internacional bloquearam os navios líbios em seus portos "em um ato de pirataria", que acelera o problema da falta de combustíveis. A formação de longas filas nos postos de gasolina parece estar na origem destas acusações.

Mas as longas filas também já são vistas diante das padarias, segundo os depoimentos de moradores de Trípoli recolhidos pelos correspondentes internacionais credenciados na capital, que parecem encontrar cada vez menos dificuldades em encontrar pessoas dispostas a fazer críticas ao regime do coronel Muammar Kadafi.

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Menos de 48 horas depois, no dia 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques de França, Reino Unido e Estados Unidos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97495/visualizar/