Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Março de 2011 às 16:35

    Imprimir


A situação financeira de Portugal continua em deterioração nesta segunda-feira, com aumento das taxas de juros dos títulos da dívida e ameaça de uma agência de classificação de risco de rebaixar mais uma vez a nota do país.

Os juros pagos pelos títulos da dívida portuguesa com vencimento em 10 anos bateu novo recorde nesta segunda, a 7,9%. Esse nível é considerado insustentável para o financiamento público do país.

Outra indicação de que o país mergulha mais profundamente na crise foi a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor"s de rebaixar a nota de risco de crédito dos cinco maiores banco portugueses. Os bancos que foram rebaixados são a Caixa Geral de Depósitos, um banco público, e as instituições privadas Banco Santander Totta, Banco Espírito Santo, Banco Português do Investimento e Banco Comercial Português.

A agência também emitiu um alerta de que pode reduzir a nota de risco de crédito do país ao longo dessa semana, devido a incertezas política em função da renúncia do primeiro-ministro José Sócrates, na semana passada. As eleições no país devem ser marcadas para os próximos dois meses.

Analistas de mercado acreditam que Portugal não terá outra opção que não pedir socorro financeiro aos países vizinhos e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), seguindo os passos da Grécia e da Irlanda.

Políticos portugueses tentam, no entanto, evitar uma ajuda externa porque exigiria do país políticas severas de ajuste econômico durante anos.

Enquanto não aceita socorro internacional, Portugal corre contra o tempo para recuperar a confiança internacional. No mês que vem, o país terá que desembolsar 4,5 bilhões de euros para pagar títulos da dívida que vencem no período. Em junho, o país terá um novo lote de vencimentos elevados, de 4,96 bilhões de euros.

O país tem condições de pagar as dívidas de abril, mas ainda não está claro de onde virá o dinheiro para os vencimento de junho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97506/visualizar/