Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 24 de Março de 2011 às 23:41

    Imprimir


A descoberta de um conjunto de artefatos de pedra de 15,5 mil anos atrás, encontrado no Texas (EUA), indica que os humanos chegaram à América do Norte cerca de 2.500 anos antes do que se imaginava.

Até agora, a maioria dos cientistas concordava que os primeiros habitantes chegaram ao continente vindos da Ásia, pelo estreito de Bering, onde haveria uma ponte de terra ligando a Sibéria ao Alasca, há aproximadamente 13 mil anos, na última Era do Gelo.

Essa população ficou conhecida como cultura Clovis, em homenagem à cidade homônima no Estado do Novo México (EUA), onde em 1929 foram encontradas pela primeira vez as suas lanças de pedra esculpida. Uma das maiores marcas da cultura Clovis era justamente a fina habilidade com pedras.

Os objetos descobertos no Texas foram claramente desenvolvidos por humanos, mas são menos sofisticados do que os de Clovis. Os autores do trabalho, publicado na revista "Science", dizem que eles podem ter sido construídas por ancestrais do povo de Clovis, que ao longo do tempo foram refinando a técnica.

DATAÇÃO COMPLICADA

Os pesquisadores encontraram pouquíssimo material orgânico junto com os artefatos, que incluem facas e lanças, o que inviabilizou a datação por análise de carbono.

Eles usaram então um método relativamente novo, que pode ser ligeiramente menos preciso: luminescência opticamente estimulada, que usa a luz para liberar elétrons presos nos minerais.

Ainda assim, a descoberta foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica internacional, que considerou os dados do trabalho muito consistentes.

MUDANÇA NA MIGRAÇÃO

Além de demonstrar que a ocupação da América começou mais cedo, os utensílios descobertos podem ainda alterar o conceito de como a migração aconteceu.

Com a migração começando mais cedo, é possível que geleiras extensas provavelmente mantivessem fechados os caminhos do interior do continente. Assim, os primeiros habitantes teriam feito parte do caminho a pé, por uma rota na costa, e usado pequenas embarcações em outros trechos.

Com o "New York Times"






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97879/visualizar/