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Opinião
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 05:18
Por: Dirceu Cardoso Gonçalves

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Os marketeiros das campanhas eleitorais estão, nestes dias, trabalhando no nível máximo de sua criatividade para, com isso, apresentar bem o “produto candidato”, no horário eleitoral de rádio e TV, que começa na terça-feira da próxima semana, dia 17. Alguns deles, verdadeiros bruxos da comunicação, correm o risco de apresentar tão bem o seu cliente, que o eleitor poderá nem reconhecê-lo. Lançar na mídia cavalos pangarés como se fossem puros-sangues ingleses, pedantes como populares, incompetentes como capazes e, principalmente, desonestos como honoráveis.

A ação do marketing é importante quando aplicada para destacar as qualidades de um produto e, até, orientar a clientela sobre as formas de utilizá-lo com melhores resultados. Mas, quando as técnicas de convencimento são empregadas para confundir a vontade do consumidor, temos uma situação odiosa e até impatriótica. Temos de reconhecer que, por uma questão de fidelidade ao seu cliente, o profissional da propaganda, que recebe regiamente para isso, usa todo o seu talento para potencializar o viés positivo do produto. O produto é o candidato. E se esse produto também tiver viés negativo? Quem se encarregará de colocá-lo em evidência para que também sirva de orientação ao eleitor?

Numa campanha eleitoral pratica-se o verdadeiro “salve-se quem puder”. Como há apenas a campanha (e não a anti-campanha), são raras as informações negativas sobre candidatos. Aí é que aumenta a importância da recente campanha do Ficha Limpa, que deu à Justiça Eleitoral condições de alijar da disputa candidatos que já tenham sido condenados em segunda instância. Mas, do jeito que a lei ficou – abrandada pelo Congresso em relação à proposta original -, muitos postulantes, mesmo com o esforço do Poder Judiciário e do Ministério Público, escaparam da proibição e, apesar de seus problemas, continuam candidatos.

Aí entra a ação direta e soberana do eleitor. Se ele assistir a propaganda com as devidas reservas e, além dela, buscar outras fontes de informação sobre o candidato – o noticiário dos jornais e a própria internet – terá a chance de saber se há ou não algo que desabone aqueles em quem está propenso a votar. Se vier a encontrar informações negativas, poderá colocá-las numa balança em contraponto com as positivas vindas da campanha e, assim, decidir com conhecimento de causa.

A sociedade tem de utilizar o período de campanha eleitoral para bem informar o eleitorado e orientá-lo a fazer a melhor escolha. É para isso que existe campanha e eleição. O povo tem, nesse período, a oportunidade de escolher os representantes que melhor possam atender às suas expectativas. O ideal é que entidades, imprensa e todos os setores sem envolvimento partidário, promovam uma grande cruzada nacional pelo esclarecimento do eleitor. Isso só poderá fazer muito bem ao Brasil...


Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br



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