Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 27 de Abril de 2010 às 07:07
Por: Lourembergue Alves

    Imprimir


Bem ali, cravado no coração da antiga Rua do Campo, se encontra a mais antiga instituição mato-grossense. Divide-se o espaço do velho casarão com a Academia de Letras. O mesmo prédio em que viveu o Barão de Melgaço, cujas salas e corredores passaram muitos dos maiores escritores da terra. Elencá-los, um a um seria o ideal, porém inapropriado em razão do tamanho desta coluna, e até porque não é esse o propósito deste texto. O seu propósito não é outro senão registrar que o Instituto Histórico e Geográfico do Estado se encontra, hoje, sem o seu presidente de honra.

De acordo com o estatuto do próprio IHGMT, a presidência de honra é ocupada pelo governador do Estado, o que vinha sendo exercida até o último dia 31 de março pelo senhor Blairo Maggi. Acontece, porém, que esse senhor renunciou a chefia do Executivo regional, e, por conta disso, foi automaticamente destituído da condição de presidente de honra daquela instituição. Tal condição, agora, deveria ser ocupada, por direito estatutário, pelo atual gestor estadual. Para tal, e isso é imprescindível, seria preciso que a diretoria da mais antiga instituição dê posse ao senhor Silval Barbosa. 

Não se pode, nem deve esperar mais. Já se foram mais de vinte dias. Tempo suficiente para que se programasse uma audiência com o governador e agendasse a sua posse nas dependências do velho e majestoso casarão. Apropriado para esse tipo de solenidade. Oportunidade, evidentemente, necessária para que o IHGMT demonstre o seu respeito às regras e às normas. Sobretudo as que ele próprio criou e viabilizou. Atitude imprescindível. Pois é esse respeito que se associa a valorização da cultura mato-grossense. Uma valorização e preservação que jamais foi ignorada pelos integrantes da dita instituição. 

Não é, portanto, por outra razão que ela, a instituição, vem se mantendo, e, ao longo dos anos, permanecendo-se “na boca do povo”. Situação que deve ser estimulada e garantida, uma vez que os exemplos cotidianos constituem o alicerce de sua existência. Uma existência marcada pelo trabalho diário de nomes do porte de D. Aquino Corrêa, Rubens de Mendonça, Dunga Rodrigues, Lenine Póvoas e tantos outros, cujas presenças ajudaram e continuam a elevar o nome de Mato Grosso. Pois um Estado se fortalece também com o cuidado que se dá as suas coisas, valores e, enfim, a sua história, sem perder de vista a dinamicidade da vida moderna. Vida moderna que não precisa necessariamente estar ligada a destruição da estampa do passado. Sobretudo quando se sabe da relevância desse mesmo passado. E nenhuma outra instituição é mais sabedora dessa importância que o IHGMT. Tarefa que divide com a Academia de Letras. 

Nesse sentido, cabe, aqui, o apelo para que os atuais membros do IHGMT apressem a posse do novo presidente de honra. Cargo que não pode, nem deve ser apagado ou riscado. Ainda que se esteja em ano político-eleitoral, e o atual administrador número 1 do Estado é candidato a reeleição. Não são as ondas político-eleitorais que proporcionam o caminhar do IHGMT. Seu caminhar se dá por outra via, palmilhada pelo legado e a abnegação de pessoas, cujos trabalhos passam bem longe do restrito limite partidário. Certamente por isso, o velho casarão, desde o instante em que serve de guarida a instituição, jamais foi utilizado como fórum do partido “A”, “B” ou “C”. Embora se saiba que muitos de seus membros, tanto do pretérito como do presente, pertencem a determinadas bandeiras partidárias. Mas isso, felizmente, não transformou a instituição em extensão de nenhuma delas. 

É com esse espírito que se está, uma vez mais, solicitando que o atual governador seja empossado na presidência de honra. O estatuto do IHGMT deve ser religiosamente respeitado. Sempre. Não vez ou outra. Ao sabor de vontades que nada dizem respeito à grandeza da instituição e de seus extraordinários integrantes, que se chamam, entre si, de confrades.        


Lourembergue Alves é professor universitário e articulista de A Gazeta, escrevendo neste espaço às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos. E-mail: Lou.alves@uol.com.br.


Autor

Lourembergue Alves

LOUREMBERGUE ALVES é professor universitário e articulista

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1345/visualizar/