Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 19 de Março de 2014 às 09:07
Por: Pedro Félix

    Imprimir


Mato Grosso surgiu enquanto delimitação geográfica portuguesa oficialmente em 1719. Antes essa parte da América do Sul pertencia pelo Tratado de Tordesilhas de 1494, a territorialidade da Espanha. 

Os espanhóis descobriram a América em 12 de outubro de 1492, depois de muita diplomacia e preparativos de guerras, Portugal e Espanha assinaram um tratado que de forma antecipada já mapeava parte do Brasil aos lusitanos, dividindo a América e o mundo entre eles. 

O Tratado de Tordesilhas durou oficialmente até 13 de janeiro de 1750, quando novamente as duas coroas da Península Ibérica formalizaram o Tratado de Madrid.

O segundo tratado foi formalizado, devido à entrada de muitos luso-brasileiros em território espanhol desde a União Ibérica (1580-1640) e que foi aumentada durante o processo de interiorização denominado de bandeirante.

A interiorização do Brasil, extrapolando o Tratado de Tordesilhas, realizada pelos bandeirantes, tinha como objetivo buscar índios, metais preciosos, drogas do sertão e negros aquilombados.

Esse novo desenho histórico fez surgir uma geografia portuguesa a oeste do Tratado de Tordesilhas, que não tinha mais sentido existir, pois portugueses tinham conquistados territórios espanhóis e descoberto um enorme mercado de mão de obra a ser escravizada e minas de ouro, diamante e outros metais cobiçados.

Era preciso então formalizar a conquista. Mas antes o rei Português monta uma estratégia de ocupação para culminar depois com o Tratado de Madri, deixando os espanhóis sem condição de renegociar de outra maneira. Vejamos esta estratégia:

Em 1726/1728 chegou e se fixou em Cuiabá o Governador de São Paulo Rodrigo César de Menezes, que regulamentou o Arraial de Cuiabá dentro das leis portuguesa. Transformou Cuiabá em Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Criou a primeira Câmara de Vereadores e cadeia pública, e instituiu a Justiça com a implantação do Pelourinho. 

Em 1745 criou-se uma prelazia em Cuiabá. Esta ação significou um reconhecimento do Papa da época, de uma prelazia cristã e portuguesa em território ainda espanhol. Lembrando que o Papa geralmente era a autoridade que resolvia conflitos internacionais. Nesse caso, ele já concorda que embora o território cuiabano pertença legalmente à Espanha, tem ocupação efetiva portuguesa.

Por Carta Régia o rei D. João V mandou criar em 5 de agosto de 1746 uma vila na região do rio Guaporé e dois anos depois (1748) criou em 9 de maio a Capitania de Mato Grosso. Desde 1726 a geopolítica portuguesa vai delinear ações administrativas de ocupação que vai ser coroada com a assinatura do Tratado de Madri. Os limites a oeste desse tratado circundam até hoje a geografia de Mato Grosso com os países de origem espanhola.

"Devido às características da Mata ser de porte amazônico, surgiu dai o nome Mato Grosso para o nosso território"

Entre a estratégia real portuguesa e a espanhola pela posse do território mato-grossense, havia a ação de bandeirantes em busca de índios e de ouro ao norte e noroeste do nosso território. Em 1734 os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros encontraram ouro na região do Guaporé, o que vai depois reforçar a entrada de mais garimpeiros na região. Devido às características da Mata ser de porte amazônico, surgiu dai o nome Mato Grosso para o nosso território. 

A criação da Capitania de Mato Grosso, em 9 de maio de 1748, teve toda uma organização que foi pensada pelo rei e por sua corte maior o Conselho Ultramarino, e veio com algumas recomendações.

Já havia uma planta completa de uma vila a ser implantada na parte mais oeste. Foi nomeado um governador, o Capitão General Rolim de Moura Tavares. Rolim de Moura demorou anos para chegar a Vila Bela que foi instalada em 19 de março de 1752, e recebeu do rei a seguinte recomendação: “Mato Grosso é a chave e o propugnáculo do sertão do Brasil pela parte do Peru, e quanto é importante por esta causa que naquele distrito se faça população numerosa”. Esta recomendação vai ser seguida com todo esmero e subordinação, sendo que Rolim ficou na região até 1765.

Quem quisesse morar em Vila Bela estava isento de certos impostos, como o de entrada, que era o imposto para se entrar em área que tinha metal precioso, como também do dízimo, e eram obrigatórios em outras localidades.

A Vila criada em 19 de março de 1752 recebeu o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade e foi erguida a margem direita do Rio Guaporé, sendo nossa primeira capital, cedendo em 1835 o lugar para Cuiabá que é capital até hoje. Parabéns Vila Bela por fazer parte da embrionária História de Mato Grosso.



Autor

Pedro Félix

PEDRO FÉLIX é escritor, autor dos Livros de História de Maro Grosso 1ª, 2ª e 3ª edições, e Cuiabá, centro da América do Sul

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1632/visualizar/