Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 29 de Abril de 2014 às 15:30
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Dias atrás nas nossas costumeiras rodas de discussões (depois do futebol no Tênis Clube Cuiabá) estávamos falando sobre as possíveis vergonhas que Cuiabá poderá provocar aos visitantes, que aqui estiverem durante a Copa. A maioria se apresentou preocupadíssima. Em certo momento discordei e me pus a dizer que quem poderá estragar a imagem do Brasil deve ser o Rio de Janeiro, olhos do turismo mundial e não a nossa Cidade Verde, visto ainda sermos periféricos e não chamarmos muito a atenção dos ‘gringos’. Já a Cidade Maravilhosa, com suas agressões ímpares e engenharia atrasada pode ser o vilão no período, mesmo lembrando das mulatas, samba e bumbuns ‘maneros’.

Então...repensei, duvidei, reacreditei, me enganei, me convenci! E a minha opinião ampliou ao ponto de ter certeza que somos frágeis, muito frágeis. E explico: várias vezes tento falar em ‘ingleiseition’ com vários atendentes, caixas, vendedores, e espantados fogem ao dialogo chamando outra pessoa que também não sabe de nada e vira aquele enrola ‘sabãozeition’.

Daí me pergunto: onde estão aquelas milhares de pessoas que se qualificaram ao auspício da Secopa? Desempregados? E quando os gringos estiverem dentro de lotações, butecos, táxis, como será?

Fizeram e continuam fazendo esforços múltiplos para que a ‘coisa’ dê certo, inclusive, me somo a esses positivistas na luta por dias tranquilos durante os jogos do mundial, entretanto as relações neste evento não param apenas em bate-papos ou onde fica tal lugar? Vão além da cultura, da fé, da educação, do calor humano.

As obras de transformação da cidade continuam amedrontando afros e brancos, magros e gordos. Os preços estão se superfaturando e coitados dos proletários. A insegurança provocando medo aqui e lá morros do Brasil de cima. Os grandes pegam tudo, somem e dá-lhe impunidade, já os pequenos se diminuem cada vez mais. O que custava R$ 10 passou para R$ 50. Já experimentou ir comer um pacu lá no Manso? Em qualquer lugar uma água mineral de 500 ml sai mais cara que um litro de gasolina. E nas ‘luzes vermelhas’, como andam as coisas por lá hein? É de preocupar ou não? Ôh Jesus toma conta de nós!



Comentários (1) Faça um comentário

  • Ruberley Gomes de Rezende
    Morada do Ouro Ii, Cuiabá - MT
    Isso é reflexo da nossa sociedade.

    Sexta - 09 de Maio de 2014 às 17:26h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1656/visualizar/