Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 28 de Junho de 2016 às 12:20
Por: Gabriel Novis Neves

    Imprimir


Segundo Freud, o pai da psicanálise, conflitos importantes ocorridos durante a primeira infância seriam os grandes responsáveis pela formação desse tipo de personalidade, conhecida popularmente como avarenta.

É muito frequente encontrarmos pessoas superabastadas que vivem e se comportam muito abaixo do seu poder aquisitivo, ensimesmados numa vida precária e sem brilho.

Por desconhecer a capacidade de doação, oferecem a amigos e parentes uma vida de privações, sempre visando o aumento de sua riqueza.

Enclausurados na sua miséria mental os avaros afastam gradativamente todos os circunstantes, que apenas se beneficiarão quando a lei da natureza decidir pelo seu desaparecimento.

Impossibilitados, em vida, de qualquer tipo de grandeza, encaramujam-se na sua fortuna, incapazes de propiciar qualquer tipo de alegria e conforto ao outro, e principalmente a si mesmo.

Acumuladores que são, passam a vida adorando o “deus Dinheiro”, e não as infindas benesses que esse dinheiro pode comprar.

Esses pobres de alma, assim como os psicopatas, são despidos de sentimento de culpa e não percebem o desencanto que provocam à sua volta.

Muito pelo contrário, costumam se afogar nas suas próprias mesquinharias, daí não saindo para desfrutar da alegria da doação, frequentemente muito maior para quem a faz do que para quem a recebe.

Encontramos esse tipo de gente por toda parte que, de tão miseráveis no seu modo de viver, se boicotam até em pequenos mimos, tais como: viagens confortáveis, restaurantes de boa qualidade, boas bebidas, casas aconchegantes, muitos amigos com os quais possam desfrutar a sua qualidade de vida e mais um sem número de coisas que um bom poder aquisitivo permite.

Optam, entretanto, para serem os defuntos mais ricos e menos amados do cemitério e, por isso mesmo, muito comemorado em sua viagem final rumo ao nada...

Felizmente, em contrapartida, existem os pobres ricos que, pela sua grandeza, generosidade e sabedoria, fazem da vida uma festa, usufruindo da verdadeira dádiva do existir.



Autor

Gabriel Novis Neves

foi o primeiro reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); é médico gineco (ginecologista e obstetra)

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1857/visualizar/