Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 10 de Maio de 2017 às 07:05
Por: José de Paiva Netto

    Imprimir


As Boas Obras são Caridade não apenas na Religião, mas também na Ciência, na Filosofia, na Política, na Economia, no Esporte, na Arte, na vida pessoal e na coletiva. A Caridade é tão fundamental para a sobrevivência da criatura e da Humanidade, que a respeito dela assim definiu o Apóstolo Paulo, na Primeira Epístola aos Coríntios, 13:13: "Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e a Caridade. Destas três, porém, a maior é a Caridade".

O benemérito dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, ilustre político brasileiro, conhecido como o "Médico dos Pobres", em seu artigo "O Homem Carnal e o Espiritual", publicado no jornal O Paiz, no século 19, classificou: "A Caridade é a sublime virtude recomendada pelo Cristo; ela unifica, individualmente, o Amor de Deus e o Amor do próximo".

Erasmo de Rotterdam (1469-1536) classifica a Caridade, no seu famoso Elogio da Loucura, como fator básico para a subsistência, por ocasião do Fim dos Tempos: "O Juiz de toda a terra (o Cristo), no último dia, (...) pedirá contas apenas pela administração de Seu legado, que foi a lei do amor e caridade".

Lutero, Fé e Boas Obras

Aqui um texto de minha autoria, que publiquei em Reflexões da Alma (2003):

Um dos maiores questionamentos de boa parte daqueles que desejam a salvação espiritual é "O que mais agrada a Deus?". O grande reformador Martinho Lutero (1483-1546) tem a resposta, citada pelo professor Leônidas Boutin: "Ter Fé verdadeira e inabalável na Palavra de Deus, que está contida nas Sagradas Escrituras. E quem tem verdadeiramente fé há de praticar Boas Obras, isto é, amará ao próximo, pois é impossível ter fé sem praticar Boas Obras, que são, assim, decorrências naturais e inevitáveis dela".

Muhammad, o Profeta, e a prática do Bem

Exercitar o Bem é muito melhor. O contrário leva a criatura a lamentável estado de arrependimento, como demonstra o Profeta Muhammad - "Que a Paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele" - no Corão Sagrado, versículo 12 da 32aSurata (A prostração): "Ah, se pudesses ver os pecadores, cabisbaixos, ante o seu Senhor! Exclamarão: Ó Senhor nosso, agora temos olhos para ver e ouvidos para ouvir! Faze-nos retornar ao mundo, que praticaremos o bem".

Sobre o sublime ato de se doar ao próximo e suas consequências sociais, passemos a palavra ao pensador político francês Alexis de Tocqueville(1805-1859): "A caridade dos indivíduos se dedica às maiores misérias, procura o infortúnio sem publicidade e, de maneira silenciosa e espontânea, repara os males. (...) Pode produzir somente resultados benéficos. (...) Alivia muitas misérias, sem produzir nenhuma".

Por isso mesmo, asseverou o Cristo: "A cada um de acordo com as próprias obras" (Evangelho, segundo Mateus, 16:27).

Homens, povos e nações serão julgados por essa Divina Lei de Amor e de Justiça.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

E-mail: paivanetto@lbv.org.br



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2004/visualizar/