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Opinião
Sábado - 22 de Dezembro de 2018 às 11:27
Por: Cristhiane Brandão

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Definir um propósito é saber dizer com clareza por que a sua empresa está fazendo o que faz e como ela quer impactar o mundo. Em outras palavras, é a sua razão de existir. Você tem essa resposta na ponta da língua?

Se não tem, é hora de ter! Na empresa familiar o processo de amadurecimento do propósito passa pelos valores. Estes são transferidos da família para a empresa, permeando todas as relações internas ou externas. Inclusive a família também tem um propósito, que vai além do negócio.

Durante o processo de sucessão, é fundamental que esse legado seja observado como um aliado nos processos de mudança. Porque a primeira coisa que a família empresária deve entender é que está tratando da sua identidade, dos conhecimentos e competências acumulados ao longo das gerações.

Obviamente é preciso saber como adaptar tudo isso ao mundo atual e encontrar um meio de agregar as tecnologias disponíveis à maneira como se faz negócios. Por isso, quanto mais a empresa conhece sua identidade e as suas competências, mais fácil é o processo de reinvenção e menores os riscos.

Você sabia que é possível inovar e manter o DNA da família empresária? Existem diferentes formas de se incrementar mudanças. Por isso é importante saber qual o ‘propósito’ da sua empresa, para entender até onde poderá ir. Ou seja, expandir fronteiras carregando tudo que foi construído e valorizado ao longo da trajetória.

Um exemplo muito positivo na governança familiar é o Grupo Stefani, que foi fundado em 1954 com o nome do seu criador, e atualmente está na sua terceira geração. Mesmo reunindo várias empresas dos setores de transporte rodoviário de cargas líquidas, comercialização e distribuição de combustíveis, o grupo que possui 620 colaboradores e sede em Canoas (RS), se mantém coeso, próspero e sólido.

Então, você me pergunta, como? Por meio do processo de governança familiar! Desde 2005 o grupo aderiu à gestão profissional da empresa para evitar que assuntos da família interferissem de modo inadequado sobre os negócios.

Com sede em Joinville, Santa Catarina, a NeoGrid Participações S.A., que está na sua segunda geração, passou por um caminho similar. Por ser uma empresa que atua no segmento de tecnologia global, com presença em cinco continentes, só conseguiu expandir mantendo seu legado, devido a um trabalho contínuo de governança familiar.

Por causa da grande diferença de idade entre o fundador e seus herdeiros, uma das alternativas foi investir numa forte formalização de processos e no desenvolvimento de um ambiente de confiança e transparência. Foram esses componentes, acompanhados de investimentos no desenvolvimento e retenção de seus ‘profissionais-chave’, que levaram a empresa a andar com as próprias pernas.

Um ponto em comum aos dois casos estão os benefícios e resultados positivos proporcionados pela adoção de boas práticas de governança em empresas de capital fechado, que passaram por um intenso processo de profissionalização e organização.

Neste mês de dezembro, comemora-se 40 anos do modelo dos três círculos, desenvolvido na Universidade de Harvard, em 1978, pelo Prof. Renato Tagiuri (falecido em 2011, aos 91 anos) e o estudante de doutorado John Davis para explicar as dinâmicas, distintas funções e potenciais tensões nos sistemas de empresas familiares.

Esse modelo é conceitual, simples e belo; mas apresenta os sistemas presentes na ambiência da família empresária: propriedade, família e gestão. É fundamental criar unidade entre eles, e o propósito pode ser um excelente combustível para a família crescer e progredir.

Com o encerramento de mais um ano e a chegada de um novo ciclo, somos convidados à renovação, por isso, que tal nos conectar ao propósito da nossa família e da nossa empresa?

Cristhiane Brandão, administradora pela UFMT, especialista em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, 20 anos de experiência em Gestão e Estratégia para empresas familiares e sócia proprietária da Nunes Brandão Consultoria Empresarial & Empresas Familiares, crisbran@nunesbrandao.com.br.



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