Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 26 de Julho de 2019 às 09:52
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Roberto Campos afirmou que a velhice é uma lanterna na poupa que ilumina para trás. Quando se é jovem não se tem a dimensão da velhice, até por que os jovens acham que não ficarão velhos com todos os seus percalços e suas limitações. E aqui me valho do nosso maior escritor, Machado de Assis, que afirmou no seu romance Memorial de Aires - “A vida, mormente para os velhos, é ofício penoso”. Entretanto, é preciso achar alguma graça na velhice que não sejam os clichês surrados, louvando-a, como se ela tivesse muita serventia. Uma das suas utilidades dos velhos é dar conselhos que ninguém quer ouvir e cultuar o passado. E lá vai mais uma história!... E no meu tempo....

Não se envelhece impunemente. O passado persegue os velhos que não têm mais e melhores perspectivavas de futuro. E isso, com certeza, prosseguirá nos jovens que também ficarão velhos. Deixe estar, meus caros: a batata de vocês está assando! Fiquemos com os velhos, com suas poucas alegrias, dores, seu desamparo, seu abandono e sua inutilidade. E vamos recordar, por que recordar é viver. Um amigo outro dia me perguntou se eu me lembrava de Água Velva. Eu me lembrei do meu pai. Eu achava delicioso quando ele, após barbear-se e cauterizar a barba com Água Velva, saía pela casa, exalando a fragrância refrescante de tal pós-barba.

Eu me lembrei do meu pai. Eu achava delicioso quando ele, após barbear-se e cauterizar a barba com Água Velva, saía pela casa, exalando a fragrância refrescante de tal pós-barba

São dessa época os aromas intensos dos sabonetes Gessy, Lifeboy, Phebo e Vale Quanto Pesa. E dos perfumes Lancaster e Rastro que vinha com uma rolha. E das Lavandas e das suaves Águas de Colônia, e talcos usados como desodorante. Do leite de rosas e do leite de colônia de uma embalagem verde. Um dos talcos e a água de colônia eram emblemáticos: Cashimere Bouquet.... O pó de arroz..... Neutrox.... Trin....Pomada Minancora... E da inefável Brilhantina Glostora que modelavam e deixavam os cabelos brilhantes. Enfim, um mundo de suaves e inesquecíveis fragrâncias que até hoje povoam a minha mente e estão impregnados nas memórias de todos os meus contemporâneos.

Quantas gratas lembranças que me dão um nó na garganta! A passagem inexorável do tempo liquida infelizmente com tudo. O que fomos, somos e recordamos vão conosco para o túmulo. De nós restará apenas uma tênue lembrança, enquanto viverem alguns dos nossos contemporâneos. Entretanto, chega de saudades e de piegas louvações! Vou encerrar este texto, com um poema original, em tributo aos jovens que são o futuro do mundo. Para tanto, presto uma homenagem a Lupicínio Rodrigues, cuja genialidade concebeu essa pérola, onde informa aos moços que o amor nem a tudo conduz:

Esses moços
Pobres moços
Ah! Se soubessem o que eu sei
Não amavam,
Não passavam,
Aquilo que eu já passei,
Por meus olhos, por meus sonhos,
Por meu sangue, tudo enfim,
É que eu peço,
A esses moços,
Que acreditem em mim.

Se eles julgam
Que a um lindo futuro
Só o amor nesta vida conduz,
Saibam que deixam o céu por ser escuro
E vão ao inferno à procura de luz...
Eu também tive nos meus belos dias,
Esta mania e muito me custou,
Pois só as mágoas
Que eu trago hoje em dia,
E estas rugas que o amor me deixou.

RENATO GOMES NERY é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2645/visualizar/