Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 23 de Dezembro de 2011 às 09:18
Por: Mario Eugenio Saturno

    Imprimir


Prefeitos de inúmeras localidades ocupam-se, nesses últimos dias do ano, com a inauguração de obras de fachada. São pracinhas, quadras esportivas, asfalto e outras quinquilharias. Procuram, com isso, cultivar a imagem de bom administrador e começar bem avaliados o ano eleitoral de 2012.

Embora possam agradar a população do entorno, essas pequenas coisas estão longe de resolver os reais problemas da comunidade, que precisa de mais vagas nas creches e escolas, controle de enchentes, abastecimento de água, tratamento de esgoto, pronto socorros e ambulatórios que realmente atendam, alem de outros serviços de primeira necessidade. De nada adianta a quadra se não há treinamento e o posto de saúde sem médico ou medicamento. O prefeito, para cumprir seu dever, tem de manter esses serviços essenciais. Do contrário, não passa de um enganador do eleitorado.

Antes de se contentar só com acessório representado pela pracinha, quadrinha de esportes e outras coisas sem tanta necessidade, é do interesse da população analisar principalmente se o prefeito – que agora já se embandeira para concorrer a um segundo mandato ou lá colocar alguém de sua confiança – cumpriu, nesses últimos três anos, aquilo que prometeu em campanha para conseguir os votos que o elegeram. Não deve se contentar com obras feitas apenas para aparecer, quando os verdadeiros problemas da cidade continuam sem solução.

Todo candidato se apresenta em campanha com propostas de solução para tudo aquilo que incomoda o povo. Muitos fazem promessas que, por antecipação, já sabem não poder cumprir, mas as fazem para arrebatar o voto. Depois ignoram o povo e, quando chega a época da reeleição, recorrem à pirotecnia para novamente enganar. Essa é a hora de a comunidade cobrar a solução prometida que, antes das eleições, todos os candidatos dizem conhecer. É o único momento em que o povo-patrão pode influir no rumo dos acontecimentos. Se não o fizer, só lhe resta a opção de lamentar o atraso durante mais quatro anos.

A reeleição de presidente, governador e prefeitos foi criada para atender exclusivamente ao apetite de poder dos políticos. E será difícil revogá-la pois, embora não interesse ao povo, essa providência tem de ser de iniciativa da classe política, sua beneficiária. A única coisa que o eleitor pode fazer é analisar seriamente os governos daqueles que querem se reeleger e só neles votar se realmente tiverem governado satisfatoriamente e cumprido com sua obrigação, sem sacrifício da população, sem escândalos e outros problemas.

Quando um prefeito anuncia ou entrega uma obra, não está fazendo nada mais do que sua obrigação. Tudo o que o governo faz é com o dinheiro dos impostos pagos pela população. O governante que hoje posa de papai-noel, dando ao povo “presentes” pagos pelo próprio povo, e com isso tenta ganhar votos, precisa tomar muito cuidado para evitar o descrédito. Hoje, nem as crianças acreditam mais no bom velhinho e é difícil o povo crer na existência de bons políticos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/297/visualizar/