O sucesso da boa impressão Um interlocutor satisfeito é alguém que jamais se esquecerá de você
Tomando alguns cuidados especiais, simples, mas objetivos, é possível alcançar sucesso e ter uma boa impressão, especialmente nos relacionamentos interpessoais.
Para causar um impacto positivo na vida das pessoas, o primeiro passo é abdicar do nosso “eu”, das nossas conquistas, dos nossos dons, dos nossos talentos, das nossas benfeitorias, dos nossos méritos. Ao desviar o foco sobre nós e nos concentrarmos no interlocutor, nos colocamos em uma posição de humildade e abertos a nos relacionar.
Quando atingimos o primeiro passo, onde o foco é no interlocutor, damos a impressão de que ele é uma pessoa muito importante e especial. Não estou dizendo que devemos nos anular, mas, no momento certo, poderemos explanar um pouco mais sobre nossas ideias. Lembre-se: quem chega de viagem é quem deve contar as novidades. Isso é apenas uma analogia para que possamos pensar melhor sobre o foco no relacionamento com as pessoas.
Quando estamos em um diálogo, não devemos monopolizar a conversa para falar sobre nós, mas sim obedecer ao princípio descrito no primeiro passo. Tendo bom senso, deixando o outro falar e falando apenas o indispensável.
Nós temos o livre-arbítrio para escolher como iremos nos comportar, e isso significa ser inteligente para saber fazer a melhor escolha. Digo isso, para algo de extrema importância, que é a transmissão de uma boa impressão para as pessoas, que melhorará a inteligência relacional, a reputação e o convívio com os demais, além de demonstrar empatia.
Mantenha seu equilíbrio ao lidar com o outro. O equilíbrio referido aqui é em todos os seus aspectos e dimensões da vida, quais sejam: mental, emocional, espiritual, físico e social. Com o equilíbrio, temos a certeza de que teremos sucesso no trato com o outro.
Escuta ativa. Atualmente temos muita dificuldade em escutar os outros, pois às vezes temos a tendência de nos autoafirmar inteligentes e capazes, em um diálogo, porém isso não é necessário. Devemos aperfeiçoar a nossa escuta, para que ela seja atenta e ativa, preocupando-se com que o outro está falando, imergindo no diálogo com o interlocutor, quem sabe até fazer um Curso de Escutatória.
Esses são passos que podem nos ajudar a ter sucesso ao lidar com o outro. Toda vez que deixamos o outro ser mais importante, ganhamos mais com isso. Portanto, agrade ao próximo e deixe-o se sentir importante no diálogo. Para ter sucesso na comunicação é necessário muito treino.
Francisney Liberato Batista Siqueira é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Comentários