Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 02 de Novembro de 2020 às 11:23
Por: Wilson Carlos Fuáh

    Imprimir


Ao receber os visitantes o cuiabano é gentil, sobretudo, porque dentro da sua família reina a gentileza. Ser amável está nas atitudes das pessoas que nascem aqui, e nascer aqui é estar predestinado a ser gentil consigo mesmo e como o mundo.

Ao acordar o cuiabano, comemora a continuidade da vida, festeja mais um dia da sua existência, as pessoas que nascem aqui, comemoram o seu aniversário diariamente e anualmente. Essa alegria de festejar alguma coisa, ou festejar alguma data, é próprio deste povo, essa sensação está na alma do povo desta terra, exemplo são as festas dos santos: é festa de São Bendito, é festa do Senhor Divino, é festa de São João e festa de São Pedro.

Antigamente ao ouvir os fogos e as músicas executadas pela banda dos bairros, as famílias ficavam a esperar os componentes da Bandeira

Antigamente ao ouvir os fogos e as músicas executadas pela banda dos bairros, as famílias ficavam a esperar os componentes da Bandeira. Até ao pedir a esmola para festa, os componentes traziam nos seus rostos, a alegria de ter alcançado uma Graça Divina e ao pagar sua promessa, (as vezes descalço), esse pagamento é feito pedindo a esmola com a mesma alegria de uma criança que ganhou um presente.

Os festeiros seguiam pelas ruas e de casa em casa, levando a Bandeira e a Coroa, e a bandinha ia atrás distribuindo alegria das músicas regionais, e de casa em casa os componentes os festeiros misturava a fé e a alegria, e a cerimonia das famílias era recebem os componentes da Bandeira, (ou da esmola), abrindo as portas das casas, servindo sucos, bolos e salgadinhos e, às vezes, no embalo das músicas pintava um "rasqueadão", e as pessoas chegavam até a empolgar e davam alguns passos da dança.

E, no momento de respeito ao ato solene de fé, a Coroa era colocada na cabeça dos membros das famílias, e estes faziam os pedidos ao Santo, e todos os componentes da família, beijava a Bandeira.

E, como é bom dizer em alto e bom tom:

Viva São Benedito:

Viiiiiiiva;

Viva o Senhor Divino:

Viiiiiiiva.

O cuiabano é assim, muito alegre, muito festivo, e se não tem nada pra comemorar, logo ele arranja um motivo, reune os parentes para passar o dia, e saiba que para os cuiabanos, “passar o dia” é ficar o dia todo, e que só termina depois da Janta, mas o importante é festejar o final de semana por estar todos juntos, e a programação é na base do improviso: ficar na varanda tomando uma bem gelaaaada; fazendo um “comidão tradicional”; jogando Truco Espanhol ou o Bosó; fazendo gozação e contando casos engraçados para dar as gargalhadas escancaradas, enfim, para o Cuiabano a vida é uma festa.

Wilson Carlos Fuáh é economista



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3394/visualizar/