Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 04 de Novembro de 2020 às 10:32
Por: Frankes Marcio Batista

    Imprimir


Sou cuiabano do bairro do Porto e conheço como poucos cada rua, avenida e viela desta terra linda incrustada no coração do cerrado. Por ser uma figura pública, sinto-me na obrigação de fomentar ações na área da cultura, esporte e cidadania.

Em parceria com a sociedade civil, organizamos ações que têm gerado efeitos práticos, em especial nas regiões menos favorecidas.

Sou atleta amador, amante de esportes e isso me instigou a firmar um compromisso profundo com o tema. Na área da cultura, meu compromisso além de tudo, é acadêmico. Nasci e fui criado nos quintais e nos festivais de cururu e siriri, festejado à sombra das mangueiras e cajueiros, ao sabor do furrundu e doce de caju. As parcerias sólidas com grupos culturais e esportivos que me fizeram enxergar a importância do indivíduo nesses processos.

E, apesar de concordar que precisamos aprofundar os investimentos públicos nessas áreas, há também um enorme vácuo da participação da sociedade civil, a fim de que projetos simples sejam viabilizados. Vivenciei de perto na minha experiência como CEO de uma grande organização projetos nos quais movimentamos pessoas que, em virtude do seu protagonismo social, deram o máximo de si.

Por isso, para o nosso mandato na Câmara Municipal, pensamos em propostas que visam fortalecer os laços entre a gestão pública municipal e a iniciativa privada, por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs), que visam atingir aqueles que mais precisam, sobretudo tencionando a qualidade de vida de todos.

Entendo que uma sociedade atuante, na qual não se sobressai o capital, mas sim a ação humana, pode ser plena. Tenho estado em associações culturais que se ajudam mutuamente e colaborativamente sem recursos financeiros, mas sabendo utilizar os recursos humanos e fazendo ocupação de seus próprios espaços, em que há uma efervescência artística. Por isso, pensamos nos projetos “Quintais Cuiabanos” para que, por meio de parcerias, ajudemos a estruturar mais esses projetos.

Nesse mesmo sentido, o “Cuiabanamente” e o “Ocupa Mais” visam atrair esportistas, estudantes de educação física e universidades a praticarem aulas de atividades físicas em espaços públicos, aproveitando os recursos de forma inteligente e integrada para que cada organização civil e o indivíduo deixem seu legado, de forma leve e tranquila.

Assim, fica claro que não dependemos somente do poder público para fomentar ações. Já temos conseguido alcançar objetivos e ideias de maneira empreendedora e consciente.

Acredito que com boa vontade e pró atividade, conseguimos fazer mudanças que, apesar de parecerem singelas, podem atingir muitas pessoas e melhorar a qualidade de vida do cuiabano com saúde, esporte, cultura e educação. Nosso objetivo é ajudar a mudar “Mais Cuiabá”. Sabemos que não conseguiremos sozinhos, mas há uma grande chance de juntos conseguirmos realizar e fazer a diferença.

Frankes Marcio Batista é professor, doutor em cultura Contemporânea.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3398/visualizar/