Sono moderado
O sono é necessário, mas os sonhos só se realizam quando se está acordado.
Dormir é bom, mas estar acordado é melhor ainda. Muitos indivíduos parecem que vivem para dormir e não dormem para viver. É a vontade e o desejo de descansar e dormir excessivamente.
Temos 24 horas por dia para alcançar os nossos sonhos e objetivos diariamente. É necessário que organizemos a nossa agenda para que tenhamos uma produtividade satisfatória do nosso tempo.
Algumas pessoas dizem que o ideal seria repartir as 24 horas que temos disponíveis em três partes, 1/3 para cada grupo de atividades, quais sejam: 8 horas para trabalhar, 8 horas para lazer e convívio com os amigos e familiares e 8 horas para dormir.
Eu, particularmente, como um bom cuiabano, costumo dormir após o almoço, aquela sesta que alguns denominam “soninho da beleza”. Nem sempre consigo dormir efetivamente, porém, apenas o fato de descansar, de fechar os olhos por 30 minutos já me fornece combustível extra para trabalhar com alta performance na sequência do dia.
É claro que também depende do fator idade de cada ser humano. Nós temos uma quantidade mínima e máxima ideal de horas por dia para que tenhamos um descanso adequado para o nosso perfil.
O site “Tua Saúde” nos apresenta uma tabela sobre a idade versus a quantidade de horas que devemos dormir diariamente.
Idade Quantidade de horas que deve dormir
Bebê de 0 a 3 meses 14 a 17 horas por dia e noite
Bebê de 4 a 11 meses 12 a 16 horas por dia e noite
Criança de 1 a 2 anos 11 a 14 horas por dia e noite
Criança de 3 a 5 anos 10 a 13 horas por dia e noite
Criança de 6 a 13 anos 9 a 11 horas por noite
Criança de 14 a 17 anos 8 a 10 horas por noite
Adultos a partir dos 18 anos 7 a 9 horas por noite
A partir dos 65 anos 7 a 8 horas por noite
Vale ressaltar que para dormir deve haver a implantação de um ritual em nossa vida, ou seja, a criação de uma rotina. Hora de dormir, preparação para dormir, momento de acordar, a ingestão ou não de alimentação ou líquido etc.
A carência de quantidade de horas diárias de sono pode trazer severas consequências para o nosso organismo, tais como: falhas de memória, cansaço excessivo, olheiras, envelhecimento, estresse, descontrole emocional, enfim.
Já vimos que é necessário ter um sono adequado, com qualidade e moderado todos os dias para que tenhamos uma maior produtividade em nossa vida. Porém, se houver excesso de quantidade de horas de sono é provável que teremos problemas físicos como também de outros aspectos.
O livro de Provérbios 20:13 nos apresenta a seguinte citação: “Não ame o sono, senão você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra”.
A Bíblia é contundente ao afirmar para aqueles que gostam de dormir demasiadamente que devem ficar em alerta, pois provavelmente terão problemas financeiros e de progresso em suas vidas.
Não permita que o excesso de sono destrua a sua vida. Seja inteligente e trabalhador, busque os seus objetivos a fim de ter uma vida mais adequada e mais feliz.
Não ame o sono. Não odeie o sono. O ideal é buscarmos um equilíbrio em nossas vidas para que consigamos executar todas as nossas tarefas, com louvor.
É bom dormir. É bom descansar. É bom relaxar. É bom ter tranquilidade, entretanto, saber moderar a quantidade de horas de sono e fazer antes todas as suas tarefas, executar as suas metas e alcançar os seus objetivos devem preponderar sobre o seu excesso de sono.
Devemos fazer, primeiro, as nossas obrigações diárias. Temos que nos atentar a isso para que não tenhamos um presente e um futuro trágico. É sim possível organizar a nossa vida, ter uma melhor gestão do nosso tempo, para que saibamos aproveitar com mais eficiência as horas do dia.
Vamos moderar a nossa vida? Ter uma noite tranquila e suave é muito bom, porém, saber gerenciar o nosso tempo para fazer as nossas atividades, e não permitir que o excesso de sono e a preguiça dominem a nossa mente, é muito saudável. Progrida e desenvolva sua vida tendo um sono tranquilo.
Vamos ter uma vida em abundância! Basta tentar e persistir.
Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole” e “Fenomenal”.
Comentários