Mundo pós-pandemia O que muda para profissional liberal com “novo normal”?
A mudança para o profissional liberal no mundo pós-pandemia certamente perpassa em sua atuação no universo online.
A atuação para economistas, contadores, engenheiros, psicólogos e tantos outros profissionais não será mais opcional no universo digital, mas necessidade extrema. Portanto, é vital que o profissional construa a sua marca e respeitabilidade no mundo digital.
Já presenciamos uma gama expressiva de médicos, dermatologistas, dentistas, esteticistas e tantos outros profissionais com seguidores com mais de 1 milhão de seguidores em plataformas de relacionamento, como Instagran e You Tube.
No contexto digital, o avanço veloz da tecnologia influenciou nas relações de trabalho e muitas tarefas foram substituídas por softwares ou realizados por ferramentas, máquinas e aparelhos.
É fato que as relações de trabalho estão em constante mudanças e muitas profissões deixarão de existir.A dica para a situação está em seu enfrentamento.
E a compreensão do profissional enquanto marca, gerando valor ao seu conhecimento como um “produto” e expondo no universo digital é viável.
O cliente do novo milênio está cada vez mais exigente e recorrendo as plataformas de pesquisa para obter informações a cerca de algum produto ou serviço. Portanto, a reflexão é se o cliente mudou sua forma de pesquisa e busca de informação, intensificada pela pandemia, por que ainda existem engenheiros, advogados que não existem enquanto marca na internet?
Por que muitos profissionais liberais não disponibilizam seu portfólios de serviços, adquirido por meio do seu capital intelectua, sendo este o insumo principal da economia criativa, no mundo digital? Fica a reflexão comportamental nessa êxodo digital obrigatório e intensificado com a pandemia da Covid-19 aos profissionais liberais.
Ana Eliza Lucialdo é professora doutoranda (UFMT), palestrante e consultora de estratégia e negócios digitais.
Comentários