CPI Placebo A CPI da Covid foi instalada no Senado em meio a embates na Justiça
O Brasil vive hoje, uma de suas piores crises de ordem: moral, econômica, social e institucional fruto das constantes sobreposições de poderes constituídos, com forte agravante para o Poder Judiciário; que nos últimos anos vem tomando decisões monocráticas e inconsistentes, com reflexos em outros Poderes, capitaneados por pedidos de partidos que fazem oposição ao Governo Bolsonaro.
A CPI da Covid foi instalada no Senado em meio a embates na justiça entre aliados do presidente e senadores independentes e guerra de narrativas sobre o combate à pandemia que ganhou contornos em complexidade e perplexidade, principalmente, com a escolha pouco ortodoxa do nome Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da referida CPI. O mesmo, faz oposição ferrenha ao governo Bolsonaro.
Seu nome foi duramente contestado, principalmente pelo fato de o mesmo, ser réu no STF por corrupção e lavagem de dinheiro, na Transpetro uma subsidiaria da Petrobras, que era usado no pagamento de propina a políticos.
Cabe a população avaliar e analisar a fala de cada um dos membros dessa CPI Placebo
Além de 13 processos, 9 são do TRF1 e 2 são do TRF3. Desses processos encontrados, União Federal foi a parte que mais apareceu, totalizando 7 processos, será que esse senhor, com tudo isso pesando contra si, teria condições morais para conduzir uma CPI, principalmente à frente da relatoria da mesma? Essa, é a pergunta que não quer calar, porém a opinião da população foi voto vencido nesse contexto.
Entre os depoentes até então, na condição de testemunha, o quinto depoente foi o Ex-secretário de Comunicação do governo federal, Fábio Wajngarten; em seu depoimento, o clima acirrou, em função da discussão, justamente pela forma contundente e deselegante, proferida pelo relator Renan Calheiros, que fez a pergunta lendo e de forma jocosa, na tentativa de intimidar o depoente.
A sua narrativa, tinha como objetivo central levar o depoente a reafirmar, algo dito no passado à revista Veja, com relação a compra das vacinas; como o mesmo se recusou a responder, deu-se início a um intenso bate-boca entre os senadores em questão.
Até, o momento em que, o magnânimo senador Renan Calheiros relator dessa CPI circense, só assim chamando, pois, um relator com uma biografia aquilatada como a desse senhor Renan Calheiros, é impossível dizer algo diferente.
O mesmo, em sua volúpia, pediu oficialmente à presidência do colegiado a prisão do ex-secretário de Comunicação do governo federal Fábio Wajngarten.
Momento em que entrou em cena, o senador Flávio Bolsonaro, e proferiu a seguinte frase “Imagina a situação um cidadão honesto sendo preso por um vagabundo como Renan Calheiros, olha a desmoralização. Você é um vagabundo!”. Cabe a população avaliar e analisar a fala de cada um dos membros dessa CPI Placebo.
Pare o mundo, quero descer!
LICIO ANTONIO MALHEIROS é geógrafo.
Comentários