Alergias sazonais: proteja sua pele Sua pele e tolerância à mudança do clima podem sofrer alterações
A paisagem não é a única coisa que muda conforme a cidade ganha contornos mais intensificados de inverno. Sua pele e tolerância à mudança do clima também podem sofrer alterações.
Isto é conhecido como alergia sazonal e é comum em pessoas de todas as idades. Espirros, congestão, coriza e outros sintomas costumam refletir tal quadro. No entanto, você sabia que as alergias sazonais também afetam bastante sua pele?
Um dos principais motivos pelos quais elas ocorrem é devido ao aumento de pólen no ar, o que causa irritação na pele de pessoas com baixa tolerância ao pólen – que, por sua vez, pode aumentar à medida que as estações mudam e o clima transita do outono para o inverno e da primavera para o verão.
É quando nosso sistema imunológico identifica um alérgeno e responde liberando histaminas na corrente sanguínea, causando uma reação alérgica.
Sendo assim, pessoas com alergias sazonais provavelmente terão um aumento de pele seca (aridez), com coceira e irritação. Se isso ocorrer, a recomendação é usar cremes hidratantes que contenham glicerina para hidratar novamente as áreas secas.
Sua pele e tolerância à mudança do clima podem sofrer alterações
Quando há secura severa, urticária e manchas escamosas também podem aparecer. Nestes casos, usar loção de calamina pode aliviar a coceira.
Se sua área nasal estiver seca devido ao escorrimento, certifique-se de usar lenços adequados e limpos. Isso ajudará a aliviar o ressecamento do nariz. Claro que vale a pena reforçar que é preciso estar atento aos sintomas de Covid-19 e identificar se a coriza é algo isolado ou não. Em dúvida, procure um médico e realize o teste correspondente.
Agora, você deve estar se perguntando: como salvar a pele de alergias sazonais? Primeiro, precisamos entender que o pólen está mais frequentemente no ar em dias secos e ventosos.
Outra situação comum de alergia é cortar grama ou remover ervas daninhas. Ambas estimulam os alérgenos do pólen. Logo, se você tiver baixa tolerância ao pólen e for possível, evite ambientes externos e atividades assim nesses períodos. Desta forma, será menos provável que você sinta rinorreia, coceira nos olhos e na pele.
Além disso, existem medidas válidas para dentro de casa que ajudam a reduzir o pólen no ar. Manter as janelas fechadas de manhã e tarde da noite é uma boa opção. Isto, pois as contagens de pólen são mais altas durante esses horários. Manter o ar condicionado ligado em casa e usar um desumidificador também podem auxiliar a evitar que a pele resseque.
Anti-histamínicos orais, descongestionantes e spray nasal são as melhores opções de medicamentos sem receita que podem ajudar a aliviar os sintomas de alergia e seus efeitos na pele. Os anti-histamínicos orais contribuem para aliviar espirros, coceira e nariz escorrendo. Descongestionantes auxiliam na limpeza das vias nasais, mas só devem ser usados por apenas poucos dias.
Se o problema persistir, o spray nasal pode ser usado de forma mais consistente. Tanto que é bom ter o spray em mãos se você sabe que sofre de alergias sazonais.
Ele pode ser usado antes mesmo dos sintomas começarem. Aliás, anti-histamínicos orais, descongestionantes e spray nasal não ajudam você apenas a se sentir melhor, mas também auxiliam sua pele a reter a umidade novamente e limpar o ressecamento que pode ter ocorrido.
Caso já tenha experimentado medicamentos sem receita e ainda ocorram alergias sazonais (e sua pele permanece sendo afetada), pode ser hora de consultar um médico dermatologista.
O profissional pode solicitar exames de pele e de sangue para determinar quais alérgenos desencadeiam seus sintomas. Desta maneira, eles podem determinar tratamentos específicos para você.
Karin Krause Boneti é médica dermatologista.
Comentários