Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 28 de Setembro de 2021 às 06:30
Por: Francisney Liberato Batista Siqueira

    Imprimir


Os atributos de Deus são perfeitos. Ele tem a onisciência (sabe de tudo), a onipresença (está em todos os lugares o mesmo tempo) e a onipotência (tem o poder sobre tudo e sobre todos).

Por Deus conhecer tudo, ou seja, o passado, o presente e o futuro, conclui-se que Ele jamais muda. Será mesmo?

Na primeira vez, Jonas deveria ir para Nínive, mas não foi. Dentro do peixe gigante ele teria morrido, mas se arrependeu, e assim Deus concedeu a ele uma nova chance.

Neste simples relato já percebemos como Deus trabalha. Ele não muda de ideia, pelo contrário, é o ser humano que se arrepende e muda as suas escolhas e decide mudar. A relação é a de causa-efeito condicional.

Se pecar, certamente morrerás, mas, se mudar de ideia, certamente viverás. Se muda a causa, mudam-se os efeitos. A particular “se” é uma condicional, nada mais é que exercer o livre-arbítrio.

Jonas desobedeceu e não morreu, porque decidiu mudar as suas escolhas. Deus não mudou. O profeta, sim, mudou.

Em Jonas 3:10 descreve-se o arrependimento do povo de Nínive: “Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de ideia e não castigou a cidade como tinha dito que faria”.

A lógica foi a mesma. Jonas mudou, e então Deus lhe concedeu uma nova chance. A população de Nínive se arrependeu e mudou de pensamentos, desse modo, Deus lhes concedeu uma nova oportunidade.

Deus não muda. A oportunidade ainda é oferecida para nós: mude os seus pensamentos, as suas escolhas, as suas ações, as suas amizades, os seus relacionamentos, que Deus pode flexibilizar e nos dar uma nova oportunidade.

Na música “Deus não muda” de Paulo Baruk, encontra-se o seguinte refrão: “Deus não muda. Deus não falha. Não se esquece. Nem se cansa. De amar-te, de querer-te. De lutar por você. Pra contigo estar pra sempre”.

Por fim, as consequências só mudam se houver a mudança do nosso coração. Saiba escolher os caminhos de Deus que levam você à salvação. Deus nos dá novas oportunidades, unicamente, para salvar-nos do pecado e, acima de tudo, porque Ele nos ama.

Francisney Liberato é auditor público externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4075/visualizar/