Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Domingo - 03 de Outubro de 2021 às 11:35
Por: Romildo Gonçalves

    Imprimir


Duas grandes baias Sinhá Mariana e Chacororé, que compões o ecossistema pantaneiro estão secando sequencialmente ano e ano e com previsão de irreversibilidade. Isto por que nas últimas três décadas a pressão antrópica e o desmatamento desenfreado sem o mínimo de planejamento feito no planalto onde concentra o cerrado mato-grossense foi dizimado rapidamente pelo homem, isto é uma realidade nua e crua.

Fazendeiros proprietários rurais políticos inescrupulosos, pequenos, médios e grandes proprietários rurais removem a vegetação do cerrado mato-grossenses sem dó e nem piedade, no afã do lucro fácil, destruíram tudo que viram pela frente, veja as imagens do cerrado com vegetação nativa, autóctone e endêmicas que existiam nas décadas de 70 e 80.

É evidente, que na marcha desenfreada que segue a carruagem, sem política e sem planejamento ambiental a tendência é a questão ficar ainda mais pior

Veja hoje nesses mesmos ambientes como a vegetação exótica tomou conta de tudo, soja, milho, algodão...ressecou o solo do planalto e consequente secou a lâmina d’água de mais de oito metros de profundidade que compunham essas espetaculares baias.

Rios que compõem e desagua no ambiente pantaneiro como Rio Cuiabá, Rio Arareal, Vermelho, Rio Itiquira, Rio Sepotuba, Rio Paraguaio ... estão totalmente assoreados causado pela remoção da vegetação nativa para o plantio de grandes e Cana - de - Açúcar, tudo causado pelo homem, esse exterminador de vida sem igual, seja na Terra, no Ar, ou na água, ele se faz presente em tudo e quer mais e mais destruição e extermino.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

O mais assustador de tudo é quando, de vez por outra aparece uma caravana de gestores públicos visitando os remanescentes desses ambientes e assustando com o que veem, como se morracem na Lua, chega ser cômico se não fosse trágico.

É evidente, que na marcha desenfreada que segue a carruagem, sem política e sem planejamento ambiental a tendência é a questão ficar ainda pior do que está e a vida se exaurir de vez. Há um ditado que pontua” a ignorância humana, é mais que paradoxal, adora um Deus invisível, e mata um Deus vivo botanicamente falando”. O alimenta.

Romildo Gonçalves é biólogo



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4084/visualizar/