Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 07 de Outubro de 2021 às 06:44
Por: Edivaldo Rocha dos Santos

    Imprimir


A educação básica desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem de nossos estudantes, pois é nesse período que são constituídos todos os pilares, que servirão de base para toda vida. Lamentavelmente os trabalhadores da educação não são valorizados pelos nossos governantes como deveriam, o que de certa forma influencia a queda na procura dos cursos ligados ao magistério nas universidades brasileiras.

Falando especificamente em relação aos professores da rede municipal de Cuiabá, o salário inicial gira em torno de R$ 2,5 mil. Um salário muito baixo em função dos relevantes serviços prestados à educação de nossa municipalidade.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais da educação da Alemanha, um professor ganha em média 50 mil dólares por ano, enquanto no Brasil, o professor ganha em média 12 mil dólares por ano. Para os profissionais de Cuiabá é ainda pior, a média salarial dos professores de nossa capital está abaixo da média nacional.


Em relação a nossa Capital é importante destacar a necessidade imperativa da valorização dos profissionais da educação

No dia 26 de agosto de 2020 foi promulgada pelo Congresso Nacional a Emenda Constitucional nº 108/2020, tornando permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A sua aprovação representou uma grande vitória para a Educação de nosso país.

A elevação do Fundeb à esfera constitucional representou uma vitória da sociedade brasileira, pois a educação deve ser tratada como uma política permanente de Estado e não como propostas de governos que são efêmeros. O fundo deve ser algo perene e que possa proporcionar uma melhoria na qualidade do ensino com a valorização dos profissionais que trabalham na área de educação.

Acredita-se que, com a aprovação do novo Fundeb, nos termos da Emenda Constitucional nº 108/2020 acima referida, a sua efetivação representa um aumento do repasse de receita da União aos demais entes federados, e assim os nossos governantes poderão melhorar a qualidade do ensino e o salário dos profissionais da Educação.

Em relação a nossa Capital é importante destacar a necessidade imperativa da valorização dos profissionais da educação. Nesse diapasão, espera-se o envolvimento dos poderes executivo e legislativo de nosso município para viabilizar uma melhoria salarial a partir de 2022.

A falta de sensibilidade dos nossos dirigentes, em não priorizar a educação tem causado um atraso sem precedentes na evolução de nossa sociedade, pois só através da educação é possível garantir o pleno desenvolvimento das pessoas, a qualificação profissional e o exercício da verdadeira cidadania. Falta vontade política, falta determinação. É preciso investir de forma maciça na Educação e desta forma transformar a vida das pessoas.

Edivaldo Rocha dos Santos é professor de Artes do município de Cuiabá e Servidor aposentado do TRE/MT



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4093/visualizar/