Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 16 de Dezembro de 2021 às 09:54
Por: LICIO ANTONIO MALHEIROS

    Imprimir


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), criada em 1930, com a publicação do Decreto 19.408 é a instituição máxima de representação da classe profissional dos advogados.

A OAB tem como precípua básica, fiscalizar e orientar o exercício da advocacia.

Além de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

A OAB não mantém com órgãos da Administração Pública qualquer vínculo funcional ou hierárquico.

Como se não bastassem, os constantes engendramentos protagonizados pela Suprema Corte deste país, com, tomadas de decisões monocráticas, e algumas delas: infundadas, inverídicas e duvidosas.

Agora, o epicentro de descontentamento e revolta tem outro destino, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), principalmente pelo posicionamento e postura do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Nacional, Felipe Santa Cruz, o mesmo, ao longo dos anos vem perdendo credibilidade, em função de medidas e atitudes pouco ortodoxas.

Como, por exemplo, entrar em embates frequentes com o presidente Jair Bolsonaro e simpatizantes, além de acenos institucionais a pautas consideradas de esquerda.

A situação se agravou no momento em que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, em suas lives comprometedoras, enfatizou e desferiu impropérios contra o presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de forma acintosa; não estou criando nenhum factoide.

Em função dessa e de outras, no dia 10 de dezembro (sexta-feira), mais de mil advogados de todos os Estados e do Distrito Federal assinaram um manifesto pedindo o afastamento do presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Felipe Santa Cruz.

O grupo acusa Santa Cruz de desvio de finalidade por supostamente valer-se do cargo para chegar ao governo estadual do Rio de Janeiro, nas eleições de 2022. Santa Cruz filiou-se ao PSD em outubro para concorrer à cadeira.

“As notícias publicadas são estarrecedoras, pois colocam o atual representado como pretenso candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, promovido por seu padrinho político, Eduardo Paes”.

Tenho consciência plena que serei duramente atacado, pelo simples fato de ser um simples geógrafo formado pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1988. Vindo a público, expor minhas ideias e pensamentos acerca de um tema dominado por uma 'casta' de potencial quase que inatingível na visão de alguns; considerando-se a última bolacha do pacote.

Temos sim, que aproveitar o pouco que ainda nos resta quanto a liberdade de expressão em nosso país, salvaguardado pela Lei Nº 5.250 de 1967, previsto no Art. 5º, inciso IV da Constituição Federal de 1988.

Sendo assim, ainda nos resta a possibilidade de expormos nossos pensamentos e sentimentos. Até porque, o artigo é de opinião.

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons".

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4232/visualizar/